Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac publica artigo em revista alemã sobre secas e inundações extremas no Acre

por aquinei publicado 24/07/2015 11h15, última modificação 24/07/2015 11h44

O professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Waldemir Lima dos Santos, publicou na revista alemã “Schweizerbart Science Publishers”, o artigo intitulado “Water and sediment loss through runoff in areas of forest and pasture cover in southwestern Amazonia”. A revista abordou nessa edição temas relacionados à geomorfologia no mundo.

O trabalho foi produzido pelo professor Waldemir Lima dos Santos, em co-autoria com a professora Cristina Augustin (Instituto de Geociências-UFMG). O artigo foi extraído da tese de doutorado defendida por Santos em 2013, no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa foi enviada para a revista alemã neste mesmo ano e só foi publicado agora em 2015.

No estado do Acre há secas e inundações extremas. A pesquisa foi realizada através do monitoramento do período chuvoso de outubro de 2011 a março de 2012 e busca entender como se dá esse processo.  “Nós vivemos um momento de transformação, que lida com o desmatamento, principalmente, na região acreana. E nós não sabemos qual o impacto disso sobre as inundações extremas”, explica Waldemir Santos.

pp

Um dos resultados da pesquisa revela que as áreas de floresta erodiram mais superficialmente, perdendo muito mais materiais do que as áreas de pastagem. “Às vezes imaginamos: desmatou vai erodir. Não foi bem o que a pesquisa nos mostrou” afirma. O estudo também foi apresentado na Reunião Internacional de Geomorfologia, realizado em Paris

A revista Schweizerbart Science Publishers

A Revista “Schweizerbart Science Publishers” foi fundada por Emanuel Schweizerbart em 1826 como uma editora com ênfase em obras históricas. De propriedade privada e organizada por cientistas independentes, a revista é responsável por publicação e comercialização de conteúdo científico mundial, sendo série de livros e monografias.

Confira o artigo completo aqui