Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac publica artigo sobre populações vivendo em áreas inundáveis

Professor da Ufac publica artigo sobre populações vivendo em áreas inundáveis

por Ascom-01 publicado 13/01/2016 09h45, última modificação 13/01/2016 10h42

O professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Domingos José de Almeida Neto, em coautoria com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Léo Heller, publicou artigo acadêmico no “Online First”, da revista “Environment & Urbanization”.

O artigo intitula-se “Which is riskier: life on the floodplain or in housing imposed from above? The case of flood-prone areas in Rio Branco, Acre, Brazil” e está on-line desde o dia 5 deste mês. Almeida Neto explica que o artigo evidencia como comunidades pobres, vivendo em áreas inundáveis e consideradas de risco, são, na maioria das vezes, responsabilizadas, pelos poderes públicos, pela escolha do local de suas moradias.

Os autores analisam o modo de vida de populações em áreas inundáveis, nos bairros Baixada da Habitasa e Seis de Agosto. Para tanto, realizaram pesquisa documental e entrevistas com gestores e moradores dos referidos bairros. “Situações de enfrentamento dessas populações às inundações e de repulsa às ações do Estado ao promover o seu deslocamento para abrigos provisórios ou do pagamento de um valor mensal temporário a título de aluguel são observadas”, informou Almeida Neto.

O artigo, em inglês, pode ser acessado no site da “Environment & Urbanization”, cujo objetivo é proporcionar um meio eficaz para o intercâmbio de resultados de pesquisas, ideias e informações nas áreas de assentamentos humanos e meio ambiente. Posteriormente, deverá ser publicado no formato impresso da revista, vol. 28, n.º 21, em abril deste ano. Confira o artigo on-line aqui.

Postado em: 13/1/2016