Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor do campus Floresta faz pós-doutorado em Zootecnia na UFRGS

Professor do campus Floresta faz pós-doutorado em Zootecnia na UFRGS

por glauco publicado 11/09/2015 16h30, última modificação 11/09/2015 16h30
Estudo busca determinar o desempenho e a qualidade da carne de cordeiro em sistemas de alimentação baseado em pastagens com taninos condensados e tocoferóis

O professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, Luís Henrique Ebling Farinatti participou da 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia que aconteceu em Belo Horizonte (MG), em julho deste ano. A participação faz parte das atividades do pós-doutorado que o docente está cursando no Programa de Pós-graduação (PPG) em Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A pesquisa do professor trata de quantificar os teores de taninos condensados e tocoferóis de forrageiras e determinar o desempenho e a qualidade da carne de cordeiro em sistemas de alimentação baseado em pastagens com taninos condensados e tocoferóis. "Esse objetivo será realizado conjuntamente aos projetos de pós-doutorado na UFRGS sob orientação do professor César Poli”, pontuou Farinatti.

Farinatti acredita que o acompanhamento das pesquisas realizadas no PPG da UFRGS irão potencializar o conhecimento científico da Ufac. “Vamos poder ter uma maior exploração nas pesquisas de sistemas de produção animal em pastagens, podendo capacitar os graduandos na realização de pesquisas no ambiente amazônico”, explicou o professor.

Sobre a parceria entre Ufac e UFRGS, Farinatti acredita ser de fundamental importância para gerar oportunidades de realização de pesquisas no Acre, com a utilização dos laboratórios da UFRGS. “Além disso, podemos ter a participação de alunos da Ufac nos experimentos realizados na UFRGS no modelo de estágio curricular ou no PPG em Zootecnia."

O pós-doutorado está ligado ao Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia. O PPG Zootecnia da UFRGS é um programa tradicional e está classificado na Capes com o conceito 6.

Durante o evento em Belo Horizonte houve a apresentação do trabalho de conclusão de curso de Engenharia Agronômica (Cruzeiro do Sul) do aluno Clodomir Cavalcante com o título Impact of nitrogen fertilization or intercropping with legumes on the establishment of brachiaria brizantha cv. MG5, realizado em uma propriedade no município de Rodrigues Alves-AC. "Essa apresentação colocou a UFAC-CZS na pesquisa de ponta, quando avaliou a utilização do consórcio de plantas leguminosas em pastagens de gramíneas com a finalidade do aporte de nitrogênio”, afirmou Farinatti.

38ª Expointer

No início de setembro o professor participou de uma reunião com a Associação brasileira de criadores de caprinos e ovinos na 38ª Expointer, gerando grandes oportunidades de fomento a pesquisas no Estado do Acre.

A Expointer é uma exposição reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, sendo considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. Nela foram exibidas as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial. Além das mais modernas máquinas, o melhor da genética e as raças de maior destaque criadas no Rio Grande do Sul.

Postado em: 11/9/2015.