Professora da Ufac fala sobre literatura e livros publicados
“O professor de literatura, além do trabalho de estudo e de crítica literária, também se dedica, muitas vezes, a escrever sua própria obra, seja de ficção ou não ficção”, começa declarando a professora Luciana Marino do Nascimento. Ela fala sobre suas produções em quase dez anos de docência na Universidade Federal do Acre (Ufac). Ao todo, são mais de 80 publicações entre pesquisa, organizações literárias e livros.
“Muito do tempo de um professor da área de literatura é dedicado exclusivamente a análises críticas literárias. Mas, em alguns momentos, surge a necessidade de investir em sua própria produção. Acho que esse é o momento em que o professor passa de objeto analisador a objeto de análise”, destaca a professora.
Um dos temas trabalhados por Luciana em suas investidas literárias possui grande relevância social. Trata-se do “padrão de beleza anorético”. Isso ocorre no livro Manual da mulher pós-moderna (Letra Capital, 2011, 34 páginas), em que nos conta, com humor inteligente, os anseios de uma mulher atual em conflito com suas atribulações impostas pela sociedade dita moderna. O enredo é rodeado de questionamentos, diálogos diretos e muito senso de humor.
O Manual é uma peça de teatro, ou melhor, uma história constituída de dois esquetes (termo utilizado para se referir a pequenas peças ou cenas dramáticas). Transcorrida uma parte da peça, a Louca de Pedra Rosa, protagonista da história, em seus vários questionamentos sobre as revistas femininas, com seus editorais peculiares e receitas de bolo para tudo, retruca, com seu linguajar característico: “Essas revistas não sabem de nada. Falam como se fosse fácil, ora!! Se vc está para baixo depois do término do romance, retome sua vida social. Mas, vcs devem estar pensando...E o dinheiro?” (página 19 do Manual da mulher pós-moderna).
Os vários braços da literatura
Além do Manual da mulher pós-moderna, integra o conjunto da obra de Luciana Marino do Nascimento o livro Acidade de papel (Edufac, 2011, 190 páginas), fruto de sua dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Essa obra trata do advento da modernidade no Brasil, considerando o urbanismo, através da reforma do Rio de Janeiro e da construção de Belo Horizonte, sob o ponto de vista dos literatos. No último capítulo, foi analisada a obra do romancista Avelino Fóscolo.
Já com o livro Rosealine (Scortecci, 2011, 22 páginas, ilustrações de Cleusa Yete Silva) Luciana aventura-se na ficção infantil. Ela conta a história de um broto de rosa. Esse livro foi escrito quando sua filha, Aline Cristina, tinha cinco anos de idade. “Ela me questionou como havia nascido. Foi quando tentei explicar dessa forma. É um modo doce de dizer como é a magia do nascimento e do crescimento”, comentou a autora. Rosealine está disponível em www.scortecci.com.br.
Mosaicos da cultura brasileira (Letra Capital, 2012, 222 páginas) e Moderno/Contemporâneo: reflexões sobre a educação escolar (Appris, 2012, 337 páginas) foram dois livros organizados pela professora. O primeiro contou com a parceria de Andrea Favilla Lobo e reúne os melhores textos produzidos no mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da Ufac, na disciplina Cultura e Literatura Brasileira, além de algumas contribuições de professores de outras universidades. O segundo conta com mais parcerias, entre as quais, as das professoras Elizabeth Miranda de Lima e Luciete Basto de Andrade Albuquerque. O livro remete a um debate sobre educação e contextualiza novas formas de ensino nas salas de aula. Esses livros contaram com o financiamento do FDCT-Funtac, conforme o projeto “Literatura, cultura e vida social”. Encontram-se disponíveis em: www.amazon.com; www.letracapital.com.br; www.appris.com.br.
Acostumada às publicações de livros, os quais constituem mídias físicas de divulgação, a professora Luciana avalia a internet com aspectos positivos e negativos. “A internet é uma excelente ferramenta. Porém, tudo depende de como é usada”, pondera, complementando: “Através dela corremos o risco de obter informações equivocadas e suspeitas, ao mesmo tempo em que nos é apresentado um leque de autores, informações e publicações originais e confiáveis”. A professora explica que é preciso ter cuidado ao utilizar-se a internet, selecionando materiais de qualidade. Para ela, isso é uma vantagem. Mas conclui: “Ainda precisamos do livro em sua materialidade”.
Atualmente, a professora Luciana está trabalhando com os colegas da Ufac e de outras universidades para viabilizar novas publicações: Nós da Amazônia, Caleidoscópios da cultura brasileira e Moderno/Contemporâneo: reflexões sobre a educação escolar (volume 2).