Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professora da Ufac recebe prêmio de melhor resumo em congresso de saúde sexual
conteúdo

Professora da Ufac recebe prêmio de melhor resumo em congresso de saúde sexual

por Ascom-01 publicado 14/10/2013 15h05, última modificação 14/10/2013 15h03

A professora do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Federal do Acre (Ufac), Andréa Ramos da Silva Bessa, participou do 21º Congresso da Associação Mundial de Saúde Sexual, que ocorreu em Porto Alegre-RS, no período de 21 a 24 de setembro de 2013.

O evento contou com a participação de 30 países, oportunidade em que foram discutidos aspectos voltados à abordagem da sexualidade humana, com ênfase na epidemiologia das disfunções sexuais, direitos sexuais, saúde sexual e reprodutiva e a sua relação com as políticas de saúde pública.

Professora Andréa Ramos da Silva Bessa

A professora apresentou dois resumos na modalidade “pôster” e recebeu a premiação de melhor resumo na Área de Saúde Pública/Epidemiologia/Políticas Públicas, com a apresentação de um dos trabalhos. Dentre 299 trabalhos apresentados, apenas oito foram selecionados como os melhores, por área temática.

No primeiro resumo, foi encontrada uma prevalência de disfunção sexual feminina de 62,3% e entre os grupos etários a distribuição foi a seguinte: 35 a 44 anos: 54,8%; 45 a 54 anos: 64,2%; 55 a 65 anos: 71,8%. No segundo trabalho apresentado, entre as mulheres na fase de pós-menopausa, foi constatada uma prevalência de disfunção sexual de 71,9% e os sintomas da Escala de Classificação da Menopausa associados com a ocorrência de disfunção sexual foram: estado de ânimo depressivo, problemas sexuais e ressecamento vaginal.

Os dois trabalhos são produtos da tese de doutorado intitulada "Fatores associados às disfunções sexuais entre mulheres de meia-idade da Região Norte do Brasil", desenvolvida pela pós-graduanda Andréa, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Cristina d'Andretta Tanaka, do Departamento de Saúde Materno-Infantil da FSP/USP. Constitui-se em um estudo transversal, que foi desenvolvido no município de Rio Branco-AC, no Ambulatório de Ginecologia do Hospital das Clínicas, com 1.415 mulheres, de 35 a 65 anos de idade.

Andréa Ramos ressalta a importância de participação em eventos dessa natureza e espera colaborar ainda mais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a Atenção à Saúde da Mulher, especialmente nas fases de transição menopausal e pós-menopausa. Ela também destaca a satisfação em representar o Acre em um evento internacional e a contribuição para a produção científica da Ufac.

 

Postado em: 14/10/2013