Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professora publica livro sobre contos de Florentina Esteves
conteúdo

Professora publica livro sobre contos de Florentina Esteves

por Ascom-01 publicado 03/05/2013 19h35, última modificação 03/05/2013 19h35
Professora publica livro sobre contos de Florentina Esteves

Trajetória de uma expressão amazônica

Analisar o imaginário presente no período que abrange a Batalha da Borracha (1942-1945), a partir dos contos de Florentina Esteves. Esse é o objetivo do livro lançado na sexta-feira passada, 26 de abril, pela professora Maria José da Silva Morais, no Teatro Universitário do Môa, em Cruzeiro do Sul.

A obra, intitulada “Trajetória de uma expressão amazônica: o encanto do desencanto em Florentina Esteves”, busca investigar a influência do texto literário para o entendimento das Amazônias e dos povos ligados ao seu complexo ambiente.

Segundo a autora, esses aspectos podem ser percebidos no Acre, particularmente na literatura, quando se assinala a descrição de fatos, modos e hábitos vividos nos mais diferentes lugares, como nos rios Juruá, Purus e Acre.

“O que se nota no panorama das obras escritas até aqui é uma tendência forte de testemunhar, a qualquer custo, uma determinada vivência; é, sobretudo, a preocupação de não deixar a vida característica de um local cair no olvido”, explica Maria José.

Nesse sentido, escritores da região, como José Potyguara e Odin Lima, traduzem a sensação de quem vive/revive a própria vida aos pedaços, herança que vem do final do século 19, e atravessa a prosa de Alberto Rangel, no início do século 20, autor radicado no Amazonas que marcou as letras regionais.

A percepção da realidade acriana nesses textos se dá por meio da construção de quadros paisagísticos que privilegiam a exuberância da natureza estereotipada em detrimento da construção de tipos humanos que problematizem a vivência do local.

Com a finalidade de elaborar uma abordagem do imaginário ficcional de expressão acriana, a professora Maria José da Silva Morais divide a obra em quatro capítulos. No último tópico, ela analisa a obra de Florentina Esteves como um dos desaguadouros de toda a tradição narrativa amazônica.

“Rastreio, na prosa da autora acriana, em particular no livro de contos ‘Direito e avesso’, o desconcerto de suas imagens e seu jeito de narrar o viver no Acre, em leituras cruzadas com outros contistas locais que tenham pontos de convergência com sua narrativa”, finaliza a professora.

O livro está sendo vendido ao preço de 20 reais e pode ser encomendado diretamente com a autora pelo telefone (68) 9983-2416.