Professoras da Ufac participam de evento internacional em SP
Duas professoras da Universidade Federal do Acre (Ufac), Lidianne Assis, do campus Rio Branco, e Tatiana Menicucci, do campus Floresta, participaram da edição brasileira do “Summer Institute in Statistical Genetics” (Sisg), iniciado em 22 de janeiro. O evento, que se estende até o próximo dia 12, ocorre na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba-SP.
A programação do Sisg consiste em cursos de curta duração direcionados a pesquisadores e alunos de pós-graduação interessados em aprofundar os conhecimentos em análises estatísticas e genéticas, com dois enfoques básicos: “Melhoramento Genético Vegetal e Animal” e “Evolução e Genética de Populações”, abordados em 11 módulos de dois dias e meio cada.
Pela primeira vez sediado no Brasil, o evento traz nomes importantes da ciência em nível internacional para apresentar métodos modernos de análises de dados genéticos. A professora Tatiana considera a participação positiva. “Participar da edição brasileira do ‘Summer Institute’ foi uma alegria e um privilégio”, disse. “Encontramos pesquisadores de todo o Brasil e do mundo para trocar ideias e compartilhar informações, além de conhecer e aprender com autores de livros que utilizamos na vida acadêmica e com autores de artigos científicos clássicos que citamos em nossos trabalhos”.
O Sisg nacional é promovido pelo Departamento de Genética e pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, ambos da Esalq-USP; pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Evolutiva, do Instituto de Biociências-USP; e pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG).
Realizado há 18 anos nos Estados Unidos, o “Summer Institute” contará, ainda neste ano, com mais três edições: o “Summer Institute in Statistics for Clinical Research”, de 23 a 27 de junho; o “19th Summer Institute in Statistical Genetics”, de 7 a 25 de julho, e o “6th Summer Institute in Statistics and Modeling for Infectious Diseases”, de 7 a 25 de julho, na Universidade de Washington, em Seattle.
Postado em: 4/2/2014