Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professoras do curso de Jornalismo apresentam trabalhos em congresso internacional

por Ascom-01 publicado 14/08/2014 11h42, última modificação 14/08/2014 11h42

As professoras do curso de Comunicação Social/ Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), Francielle Modesto e Giselle Lucena, participaram no período de 6 a 8 de agosto, em Lima, no Peru, do XII Congresso Latino-americano de Investigadores da Comunicação (Alaic). O evento aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Peru e teve como tema central a discussão sobre o "Pensamento crítico latinoamericano e os desafios da atualidade". Participaram também as estudantes do curso de Jornalismo Karoline Oliveira, Guadalupe Kristel, Mágila Alves e Claudia Gomes.

Para a professora Giselle Lucena, a participação em congressos constitui uma das atividades mais importantes do processo de pesquisa, porque “é quando vivenciamos a troca de conhecimentos com pessoas que estudam temas afins. E também nos deparamos com outras possibilidades de pesquisas, outras fontes e referências, outros questionamentos. E, para mim, particularmente, foi uma experiência curiosa falar da minha pesquisa - ligada à negação/história do Acre na internet – no país vizinho”, ressaltou.

A pesquisadora Francielle Modesto apresentou durante o congresso da Alaic, o artigo “Narrativa fílmica: apontamentos sobre o sigilo da fonte e a ética jornalística”. No trabalho, a professora procura compreender as relações delicadas que envolvem os jornalistas, a preservação das fontes, os constantes conflitos e desafios do exercício profissional sob o signo da ética. O sigilo da fonte e a ética jornalística são discutidos a partir da análise do filme norte-americano Faces da verdade, do diretor Rod Lurie.

O artigo da professora Giselle Lucena intitulado “Memórias e interações midiatizadas: o Acre existe?” problematiza questões ligadas às interações midiatizadas e à memória do Acre, especialmente no que se refere à construção e circulação de representações descontextualizadas. Um tipo específico de representação do estado do Acre foi discutido no trabalho de Lucena, a afirmativa categórica de que “o Acre não existe”, tendo em vista sua presença significativa nas redes sociais e na internet, em postagens brasileiras.

A Associação Latino-americana de Investigadores em Comunicação (Alaic) tem como missão impulsionar o desenvolvimento da investigação em comunicação na América Latina e consolidar uma comunidade acadêmica que produza em condições de liberdade, qualidade e colaboração permanente.

Confira abaixo os artigos completos:

Narrativa fílmica: apontamentos sobre o sigilo da fonte e a ética jornalística

Memórias e interações midiatizadas: o Acre existe

Postado em: 14/8/2014