Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professores da Ufac escrevem capítulo de livro em obra organizada por José Marques de Melo
conteúdo

Professores da Ufac escrevem capítulo de livro em obra organizada por José Marques de Melo

por Ascom-01 publicado 11/09/2014 15h50, última modificação 11/09/2014 15h50

“Comunicação, consciência e liberdade à luz de Paulo Freire” é o título do capítulo produzido pelos professores do Curso de Comunicação Social, Wagner Costa, Francielle Modesto e Aquinei Timóteo, que integra a obra "Pensamento Comunicacional: o legado das Ciências Humanas, volume 1: História e Sociedade”. O livro foi lançado durante o 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado de 1º a 5 de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

Organizado pelos professores José Marques de Melo e Guilherme Fernandes, a obra destaca 36 textos importantes para a Comunicação, discutidos por alguns dos mais renomados pesquisadores brasileiros. Ao grupo de professores do Curso de Comunicação Social da Ufac, coube a formulação de uma nota metodológica para uma leitura crítica e compreensível do texto “Conscientização e alfabetização, uma nova visão do processo”, parte integrante do livro “Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60”, organizada pelo professor Osmar Fávero.

No capítulo do livro, os professores da Ufac discutem como os conceitos freirianos de diálogo e consciência contribuem para o pensamento de novas práticas no campo da comunicação. Para o professor Wagner Costa, ao longo do tempo os meios de comunicação têm se constituído “em corolários do pensamento dominante, silenciando os indivíduos e desconsiderando as suas opiniões, o que empobrece a prática jornalística, que deve pautar-se pela pluralidade de vozes”.

O livro pode ser adquirido por aqui: http://bit.ly/1whk3sJ

Postado em: 11/9/2014