Professores da Ufac escrevem capítulo de livro em obra organizada por José Marques de Melo
“Comunicação, consciência e liberdade à luz de Paulo Freire” é o título do capítulo produzido pelos professores do Curso de Comunicação Social, Wagner Costa, Francielle Modesto e Aquinei Timóteo, que integra a obra "Pensamento Comunicacional: o legado das Ciências Humanas, volume 1: História e Sociedade”. O livro foi lançado durante o 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado de 1º a 5 de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Organizado pelos professores José Marques de Melo e Guilherme Fernandes, a obra destaca 36 textos importantes para a Comunicação, discutidos por alguns dos mais renomados pesquisadores brasileiros. Ao grupo de professores do Curso de Comunicação Social da Ufac, coube a formulação de uma nota metodológica para uma leitura crítica e compreensível do texto “Conscientização e alfabetização, uma nova visão do processo”, parte integrante do livro “Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60”, organizada pelo professor Osmar Fávero.
No capítulo do livro, os professores da Ufac discutem como os conceitos freirianos de diálogo e consciência contribuem para o pensamento de novas práticas no campo da comunicação. Para o professor Wagner Costa, ao longo do tempo os meios de comunicação têm se constituído “em corolários do pensamento dominante, silenciando os indivíduos e desconsiderando as suas opiniões, o que empobrece a prática jornalística, que deve pautar-se pela pluralidade de vozes”.
O livro pode ser adquirido por aqui: http://bit.ly/1whk3sJ
Postado em: 11/9/2014