Projeto da Ufac aborda ensino de Inglês com jogos cooperativos
“Play & Learn English” é um projeto que está sendo desenvolvido nas escolas de ensino médio Heloísa Mourão Marques e Professora Clícia Gadelha e nasceu da situação atual do ensino-aprendizagem da língua inglesa: alunos desinteressados, desmotivados e totalmente perdidos em meio a regras; traduções de textos muitas vezes de pouco ou nenhum interesse dos alunos.
O projeto, que propõe um ensino ativo da língua inglesa por meio do recurso de jogos didáticos, é executado por 13 alunos do curso de Letras/Inglês, bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que se dividem nas duas escolas durante o período matutino.
Antes da execução do projeto nas escolas, os bolsistas se reuniram com a coordenadora do projeto, professora Maysa Cristina Dourado, e com os supervisores das escolas para ler e discutir diversos teóricos que defendem que os jogos têm a função de ampliar os conhecimentos linguísticos dos alunos, além de melhorar a capacidade de trabalhar em grupo.
Após a análise, reflexão e ponderação sobre as condições dos alunos, o grupo decidiu por trabalhar com jogos cooperativos, em que o aluno joga “com” e não “contra” o outro, assim o nível de ansiedade é reduzido e todos aprendem com mais facilidade.
Para o professor Daryl Abejdid, que supervisiona o trabalho dos bolsistas na escola Clícia Gadelha, esse trabalho vem despertando em seus alunos o desejo de participação e realização, além de criar um ambiente agradável e prazeroso, tornando as aulas mais interessantes e atrativas.
Os jogos auxiliam na introdução, na revisão e na fixação de conteúdos, de acordo com o planejamento de cada escola. Alguns jogos foram adaptados, outros foram pensados, desenvolvidos e confeccionados pelos bolsistas, a partir de material reciclável.
Postado em: 20/6/2016