Projeto da Ufac promove hóquei subaquático
A Universidade Federal do Acre (Ufac) promove, por meio de um projeto interdisciplinar de extensão, uma oficina de ensino de hóquei subaquático. Em sua fase inicial, o projeto irá ensinar, na piscina da Ufac, localizada no complexo poliesportivo de Educação Física, técnicas de mergulho e as regras competitivas do esporte.
Formado por alunos de vários cursos e coordenado por um professor do curso de Educação Física, o projeto pretende ganhar mais adeptos para formar a primeira equipe brasileira do esporte.
A novidade foi trazida para a Ufac pelo aluno de Medicina Marcelo de Brito Valadares. Ele conheceu o esporte quando participou de um intercâmbio na Hungria. “É um esporte inovador. Atrai muitos ex-atletas, pessoas que nadaram por muitos anos”, disse.
Muito praticado na Europa, o hóquei subaquático é como o hóquei do gelo, porém debaixo d’água. É um esporte que reúne habilidades de natação, mergulho, apneia e trabalho em equipe, apropriado para todas as idades, sexo e estaturas corporais. O objetivo do jogo é manter a posse do disco e marcar gols contra a equipe adversária.
Valadares acredita que a modalidade tende a popularizar-se no Brasil. Segundo ele, o nosso clima favorece a prática do esporte. “Na Europa, eles precisam aquecer a piscina antes de cada partida”, comparou. “Aqui, devido ao clima tropical, nunca precisaremos fazer isso. Sem contar que o participante ainda se refresca.”
O projeto é aberto para as comunidades acadêmica e externa. Atualmente, conta com dez participantes, divididos em dois grupos. O mais avançado já treina passes debaixo d’água, enquanto o grupo de iniciantes está aprendendo as técnicas de mergulho e respiração.
O professor do Centro de Ciências da Saúde e Desporto (CCSD) e coordenador do projeto, Carlos Roberto Teixeira Ferreira, esclarece que o projeto é voltado para a prática do esporte e, hoje, está qualificado como uma oficina piloto, mas que já trabalha para se consolidar como projeto de extensão. “Já submetemos o projeto para concorrer a um edital para garantir bolsas para alunos. Se não for aprovado com bolsa, será efetivado como extensão sem bolsa”, afirmou Ferreira.
Os treinos acontecem às terças e quintas-feiras, às 18h, na piscina da Ufac. Qualquer um com mais de 18 anos de idade e que saiba nadar pode participar. Nadadeira, máscara de mergulho e respirador são itens essenciais. Mais informações no grupo do projeto no Facebook (hockeysubbrasil) ou pelo telefone (68) 9603-9515.
Postado em: 30/3/2016