Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Projeto de horta escolar do CAp incentiva estudo das ciências naturais na alfabetização
conteúdo

Projeto de horta escolar do CAp incentiva estudo das ciências naturais na alfabetização

por glauco publicado 06/10/2015 13h34, última modificação 06/10/2015 13h34

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza desde maio, o projeto “HortCAp: uma horta escolar para aprender a cultivar, ler e escrever”. HortCAp é uma proposta  de ensino que está sendo realizada com a turma de alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação e coordenação da professora Nágila Silva Oliveira e do pedagogo, Roberto Bastos. O projeto conta, também, com a parceria de vários pais.

De acordo com Nágila, a horta escolar configura-se em um laboratório vivo para o trabalho com diversos conteúdos curriculares em uma perspectiva interdisciplinar. “Os conhecimentos das ciências naturais trabalhados na horta tematizam atividades que envolvem leitura, escrita e registro de informações e experiências propiciadas durante o cultivo de hortaliças”, explica a educadora.

hort

Ainda, conforme a professora do CAp, os alunos são os principais atores/pequenos agricultores que vivenciam  o ato de preparar a terra, semear, regar e colher hortaliças, sendo estimulados a pensar, pesquisar, falar e escrever sobre a origem das hortaliças, o seu ciclo de vida, sabores e nutrientes.

“O projeto HortCAp envolve atividades de alfabetização, em um contexto interdisciplinar, que tem motivado os alunos na construção e desenvolvimento da leitura e da escrita”, conclui Nágila.

 

Postado em: 6/10/2015.