Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Projeto do CAP aproxima alunos de cultura do seringueiro

Projeto do CAP aproxima alunos de cultura do seringueiro

por glauco publicado 21/08/2015 13h40, última modificação 21/08/2015 18h39

O Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (Ufac) trouxe ao Parque Zoobotânico (PZ) nesta sexta-feira, 21, alunos da 1ª série do ensino fundamental do Colégio Vitória para conhecer como viviam e o que faziam os seringueiros nos tempos do seringal.

O projeto piloto com escolas de ensino fundamental tem o objetivo de levar crianças até o PZ para conhecer a Trilha do Seringueiro e, através de conhecimentos didáticos, aprender sobre a vida no seringal e sobre a natureza, usando dinâmicas práticas e teóricas.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Reginâmio Lima, o CAP cumpre o que ele chamou de “tripé social” da instituição: ensino, pesquisa e extensão, além de aperfeiçoar alunos da Ufac dos curso de História, Letras (Português e Inglês) e Geografia, os quais são monitores no projeto. “A ideia é que, mesmo quem more na cidade possa conhecer e valorizar o estilo de vida de quem morou no seringal”, disse.

cap 2

Para a diretora do CAP, Adélia Melo, o projeto será contínuo e acontecerá em datas a serem definidas. De acordo com Adélia, os benefícios do projeto vão além do conteúdo e do conhecimento aprendido em sala de aula. Segundo ela, “eles [alunos] aprofundam o conhecimento cultural, melhorando a qualidade do ensino”.

O projeto conta com a parceria das professoras Iracilda Bonifácio, Luciana Ogando e Maria Evanilza, e do vice-coordenador do projeto, Arivaldo D'Ávila. Durante a visita ao PZ nesta sexta-feira, teve o apoio das professoras do Colégio Vitória, Sheyla Bretos, Ninfa Martins e Luzia Araújo.

Durante a visita ao PZ, brincadeiras da época do seringal foram disponibilizadas aos alunos.

VEJA+FOTOS

Postado em: 21/8/2015