Projeto em agroecologia distribui pôsteres e postais de feijões crioulos no Juruá
Pôsteres e postais dos feijões crioulos do Vale do Juruá estão sendo distribuídos gratuitamente no Estado do Acre, com destaque para entregas realizadas na Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista Alto Juruá (Asareaj), em Marechal Thaumaturgo, e no Mercado do Agricultor, em Cruzeiro do Sul. Comerciantes, agricultores, extensionistas, imprensa, pesquisadores, organizações não governamentais e instituições públicas constituem o público-alvo da divulgação.
Segundo o professor do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), Eduardo Mattar, trata-se de uma ação de divulgação da qualidade dos alimentos produzidos por agricultores familiares do Estado, com os objetivos de aumentar o consumo e fortalecer a comercialização. “Os feijões são iguarias produzidas aqui, nas terras do Acre. Valorizar o produto vai favorecer o consumo”, disse Mattar. “Por desconhecimento, muitas pessoas das cidades do Acre ainda não possuem o hábito e a tradição de consumir esses grãos.”
Os pôsteres e postais são resultado do projeto “Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia do Acre”, que envolve Ufac, Instituto Federal do Acre (Ifac), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Acre (Embrapa-AC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Informações sobre o trabalho podem ser obtidas em contato com o Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá (Ufac, campus Floresta), com o Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Ifac, Rio Branco) e no portal www.ufac.br/agroecologia.
Publicado em: 4/7/2014