Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Projeto Meimei: uma experiência com a Educação Infantil
conteúdo

Projeto Meimei: uma experiência com a Educação Infantil

por petrolitano publicado 28/09/2011 16h01, última modificação 28/09/2011 16h01
Projeto direcionado para crianças carentes comprova a importância da integração- educacional infantil, nos primeiros anos de vida.

O projeto Meimei existe há um ano e nasceu para prestar consultoria e assessoria pedagógica à escola de Educação Infantil Meimei. Idealizado e organizado pela professora Adízia Mesquita, o projeto vem sendo desenvolvido no Ramal Castanheira,   Vila Custódio Freire, atendendo crianças carentes com idade de 3 a 5 anos.

No espaço, as crianças passam por várias atividades educativas, sócio-recreativas e culturais. Rodas de conversas, sessões de filmes infantis, leitura participativa, teatro, músicas e muita brincadeira, temperam o dia-a-dia dos pequenos que tem a oportunidade de participar da iniciativa.

Segundo a professora Franciana Castro, atual responsável pelas atividades,  ações como esta fortalecem o ensino e desenvolvem nas crianças seus potenciais. “Essa fase educativa das crianças é importante e necessário ao desenvolvimento cognitivo e social. Por isso, optamos em um importante um trabalho pedagógico que experimenta um olhar para criança que associa o processo de ouvir, de falar, de brincar, de contar, de ler, de inventar como atividades reveladoras do mundo infantil quando se traduz em formas de acolhimento da criança”, afirma.

Após os cinco anos de idade, as crianças são transferidas para a escola Estadual Aracy Cerqueira, para continuidade da vida escolar. Os resultados do projeto Meimei são confirmados pela educadora Ivane Oliveira Moraes, diretora da escola. “As crianças que participam das atividades sócio-educativas na Escola Infantil Meimei possuem um rendimento escolar melhor em relação às demais crianças que não fizeram a pré-escola”.

Essa ideia deu tão certo que em fevereiro deste ano o projeto passou a ser contínuo e ampliou suas atividades. Hoje são atendidas 19 crianças na educação infantil, além de quarenta adolescentes.

As crianças da escola Aracy Cerqueira têm reforço escolar com bolsistas e voluntários do projeto. As disciplinas ofertadas pelo projeto à escola são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, direcionadas para crianças dos 6º e 9º anos do ensino fundamental.

“Acreditamos que, temos de pensar na definição de uma política de atendimento a Educação Infantil além de a cada dia refletirmos sobre o trabalho com a criança em sua beleza, interatividade com o mundo por meio de suas criações e fantasias”, afirma Franciana Castro.

Quer saber mais sobre o projeto? Então envie um e-mail para francianaccastro@hotmail.com