Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Proplan realiza reunião com diretores de centros da Ufac

Proplan realiza reunião com diretores de centros da Ufac

por Ascom-01 publicado 05/02/2016 16h13, última modificação 05/02/2016 16h13

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), apresentou, em reunião com diretores de centros na tarde desta sexta-feira, 5, a proposta da matriz orçamentária para 2016. O recurso é destinado a despesas básicas dos centros acadêmicos e coordenações de cursos. Após a apresentação os valores serão liberados para execução.

A verba de R$ 630 mil será divida conforme seis variáveis. São elas: professor equivalente, titulação de professores, ofertas de disciplinas, bolsas ofertadas, eventos de extensão e aluno equivalente. São contempladas despesas básicas dos centros e coordenações de cursos, como xerox, material de consumo, diárias e passagens.

O diretor de Orçamentos e Custos da Proplan, Auton Peres, o Tim, lembra que esta é uma apresentação que a gestão faz todos os anos. “Reunimos os diretores de centro para que conheçam a metodologia da matriz orçamentária, seus valores, as variáveis da matriz. É o pontapé inicial para começar a execução orçamentária das unidades.

A nova matriz foi apresentada após estudo desenvolvido pela área técnica da Proplan. Até então, apenas a variável “aluno equivalente” era considerada para distribuição da verba. A mudança na metodologia da matriz foi aprovada pelos diretores de centro.

Para o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), José Dourado de Souza, participar do debate sobre os números disponíveis ajuda no planejamento. “Temos nove cursos no CFCH e debater o orçamento para ensino vai ajudar a guiar nossas ações para 2016”, afirmou Dourado.

O diretor do Centro de Educação, Letras e Artes (CELA), Itamar Miranda da Silva, ressaltou a importância da reunião para compreender o processo de divisão do recurso para cada centro. “É importante entender a dinâmica das variáveis que interferem de forma mais relevante no rateio dos recursos da matriz orçamentária que vem do MEC [Ministério da Educação], pois, como gestores, precisamos estar atentos para conseguir cada vez mais viabilizar recursos para a instituição”, disse o diretor.

A apresentação matriz orçamentária para 2016 também será feita em Cruzeiro do Sul, que dispõe de dois centros acadêmicos. A data da apresentação no campus Floresta ainda não foi definida.

Postado em: 5/2/2016