Recital de Ezequiel Lira abre Simpósio Internacional de Música
O 2º Simpósio Internacional de Música na Amazônia (Sima), uma parceria entre Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac) e Serviço Social do Comércio do Acre (Sesc-AC), começou nesta segunda-feira, 11. O evento acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, com oficinas pela manhã no Ifac, realização de mesa-redonda pela tarde na Ufac e apresentações no Sesc-Centro à noite.
“A possibilidade de trazer pessoas, realizar o intercâmbio e mostrar o nosso trabalho é uma das importâncias que o simpósio traz para a região”, disse o representante do curso de Música, Romualdo Silva. A professora Grace Gotelip, diretora do Centro de Educação, Letras e Artes, ressaltou a importância e o valor da musicalização: “Nós acreditamos na importância do trabalho que o curso de Música realiza nesta instituição”.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa, representou o reitor Minoru Kinpara no evento. Ele sintetizou a expressividade da arte como benefício para a humanidade: “A arte faz bem a todos nós. Precisamos disseminá-la”. Também parabenizou os organizadores pela promoção do simpósio. “Sabemos que são sementes que estão sendo plantadas”, disse.
O Sima contará com palestras de especialistas, pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com foco no diálogo da pesquisa musical em computação, ciências humanas, práticas performáticas e criativas, entre outras, com a participação de músicos profissionais, estudantes e da comunidade, além da participação de alunos da Bolívia, do Peru e do Estado de Rondônia.
Postado em: 12/11/2013