Rede Bionorte da Ufac tem 1ª defesa de doutorado
O programa de pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), da Universidade Federal do Acre (Ufac), convida a comunidade acadêmica para sua primeira defesa pública de tese de doutoramento. A defesa ocorrerá na próxima segunda-feira, 6, às 14h, no prédio da Bionorte.
A doutoranda Márcia Elisabete Parazi Morselli irá defender a tese intitulada “Implicações Sanitárias e Genéticas como Fatores de Reintrodução da ‘Podocnemis expansa’ na Natureza”, trabalho com orientação do professor Fernando Sérgio Escócio Drummond Viana de Faria.
Márcia pesquisou a diversidade genética de um grupo de tartaruga da Amazônia (‘Podocnemis expansa’), localizado em uma fazenda da região. “É importante saber se os animais criados em cativeiro podem ser transferidos para a natureza sem causar impactos ambientais, pois se a diversidade genética for baixa eles correm mais risco de transmitir e contrair doenças”, explicou a doutoranda.
O complexo Bionorte da Ufac promove a formação interdisciplinar de estudantes de iniciação científica, do programa de pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (Cita) e do doutorado Bionorte.
Márcia ressaltou a importância do programa da Bionorte, Acre. “Este é um grande passo para a Ufac. Até hoje, todos os doutores formados e que trabalham na universidade precisaram sair [do Acre] para estudar”, disse. “Esse programa dá a oportunidade de sermos formados por aqui mesmo. É uma quebra de barreiras.”
Em breve, mais seis doutorandos irão realizar defesas públicas de tese de doutoramento pela rede Bionorte da Ufac.
A rede Bionorte
A rede Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) realiza atividades de ensino e pesquisa com foco na biodiversidade e biotecnologia para desenvolvimento sustentável da região. O programa de pós-graduação oferecido pela Bionorte está baseado no tripé biodiversidade, biotecnologia e conservação.
Postado em: 2/6/2016