Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Rede Ipê tem sua capacidade ampliada

Rede Ipê tem sua capacidade ampliada

por italo publicado 17/09/2011 11h37, última modificação 17/09/2011 11h37
A rede teve sua capacidade ampliada em 280%

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu nesta sexta-feira, 16, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para cerimônia de entrega da nova capacidade da rede acadêmica nacional, a rede Ipê.

Lançada em 2005 a rede Ipê foi a primeira rede acadêmica nacional da América Latina, no ano de 2011 tem a sua capacidade ampliada em 280%, de aproximadamente 60 Gbps para de 230 Gbps.

Este avanço beneficia diretamente as atividades de pesquisa, ciência, tecnologia, educação superior e cultura do país, além de elevar a internet acadêmica brasileira ao patamar das mais avançadas redes do mundo.

Nesta nova configuração do backbone acadêmico, os enlaces multigigabits (acima de 1 Gbps) da rede Ipê, que até então somavam 10, serão ampliados para 24 das 27 Unidades da Federação, incluindo o Acre, cuja capacidade será ampliada de 6 Mbps para 3 Gbps.

Estiveram presentes na solenidade: a reitora Profª. Dra. Olinda Assmar; o vice-reitor Prof. Dr. Pascoal Muniz; o diretor-geral da RNP Dr. Nelson Silmões; a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Profª. Rusleyd Maria Magalhães de Abreu; o diretor de gestão da RNP Dr. Wilson Coury; o diretor do núcleo de tecnologia da informação Prof. Me. Wilker Maia; o coordenador de tecnologias da informação e comunicação do governo do Acre Carlos Rabello; a coordenadora geral da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da RochaAna Lúcia Abreu; a chefe da Embrapa – Acre Lúcia Helena de Oliveira; o coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Ufac -  Prof. Manoel Limeira.; alunos, técnicos e interessados.

Rede Ipê tem sua capacidade ampliada