Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reforma da Biblioteca Central garante mais humanização ao espaço

Reforma da Biblioteca Central garante mais humanização ao espaço

por Ascom-01 publicado 14/02/2013 14h15, última modificação 14/02/2013 14h19

Após reforma, novos títulos serão integrados ao acervo

Até a segunda quinzena do mês de abril, os usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal do Acre (Ufac) terão à sua disposição um espaço bem mais agradável para as suas pesquisas bibliográficas. Uma ampla reforma física encontra-se em andamento no setor que, em seguida, será dotado de aparelhos de ar-condicionado. Além disso, quando da reabertura do local, centenas de novos títulos (alguns já adquiridos e outros em fase de licitação) serão integrados ao acervo.

De acordo com o reitor Minoru Kinpara, a reforma da Biblioteca Central da Ufac, cujas instalações não proporcionavam praticamente nenhum conforto, era um desejo antigo da comunidade universitária. “Todo estudante anseia desfrutar de bons serviços, principalmente no que diz respeito às condições das salas de aula, da biblioteca e do restaurante. Por isso se fazia urgente essa reforma que, para nós, nada mais é do que uma ação de humanização do espaço universitário”, explicou o reitor.

Além da reforma física, da climatização e da aquisição de novos títulos, a Biblioteca Central da Ufac contará com outras novidades nos próximos meses. Segundo o reitor, serão instalados terminais de computadores para os usuários, que também poderão acessar uma grande variedade de periódicos eletrônicos de caráter científico, cuja assinatura encontra-se em processo de licitação. “Nós estamos investindo mais de R$ 1 milhão para isso”, disse Minoru Kinpara.

Serviços oferecidos pela Biblioteca Central da Ufac

Com um acervo de mais de 150 mil exemplares, distribuídos em cerca de 40 mil títulos, entre livros, trabalhos acadêmicos, folhetos e periódicos, a Biblioteca Central da Ufac oferece hoje os seguintes serviços:

Empréstimo domiciliar: realizado mediante a apresentação da carteira institucional do estudante ou identificação com foto, podendo ser retiradas cinco obras diferentes pelo prazo de dez dias, com a possibilidade de renovação por igual tempo.

Biblioteca virtual: acesso à internet para pesquisa acadêmica, com controle de hora para os usuários.

Acesso ao portal da Capes: um total de 24 mil títulos, com trabalhos abrangendo várias áreas do conhecimento, disponibilizados em versão integral.

Orientação técnica: orientação para alunos, professores e funcionários no uso das normas da ABNT sobre referência bibliográficas e trabalhos acadêmicos, além de elaboração de fichas catalográficas dos trabalhos de conclusão de cursos dos alunos da Ufac.

Periódicos: acervo de revistas e jornais (nacionais e estrangeiros) referente às principais áreas de conhecimento voltadas para os cursos da Ufac.