Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitor assina contrato para projeto do Hospital Universitário da Ufac
conteúdo

Reitor assina contrato para projeto do Hospital Universitário da Ufac

por Ascom02 publicado 10/08/2016 11h40, última modificação 10/08/2016 11h40

Um passo decisivo rumo à concretização de um importante projeto da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi dado na manhã desta quarta-feira, 10. A assinatura do contrato entre a Ufac e o Consórcio MBM, para prestação de serviços de elaboração do projeto arquitetônico, deixa mais próxima a construção do primeiro Hospital Universitário do Estado. O espaço vai aliar ensino prático a estudantes da área de saúde e atendimento médico gratuito à população.

Fruto de uma conversa iniciada em 2013, o projeto de construção do hospital escola da Ufac é resultado de um apoio oferecido pelo Ministério da Educação, através do programa Mais Médicos, com a disponibilização de R$ 252 milhões para construção e aparelhamento do espaço.

“Para a Ufac, é uma grande vitória poder fazer parte das seis instituições de ensino do Brasil que serão beneficiadas com a construção de novos hospitais universitários no país”, destacou o pró-reitor de Planejamento da Ufac, Alexandre Hid. “Essa conquista demonstra, também, o sucesso do trabalho árduo desenvolvido pelo professor Minoru e pela professora Guida em Brasília, em prol da Ufac e do Acre.”

O investimento total necessário para construção do hospital encontra-se garantido no Plano Plurianual do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do governo federal. Além do Acre, serão construídos hospitais escola em Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins e Paraíba.

Ao todo, serão construídos 40 mil metros quadrados em área localizada dentro do campus sede da Ufac. O hospital deve disponibilizar 300 leitos de internação e oito unidades de tratamento intensivo. A expectativa é empregar mais de 1.400 novos servidores.

“O hospital será um espaço que atenderá as funções da universidade em seu pilar: concentraremos, no mesmo espaço, ensino, pesquisa e extensão”, disse o reitor Minoru Kinpara. “Será um hospital escola que atenderá, ao mesmo tempo, a população carente de serviço gratuito de saúde e os nossos alunos nas atividades de aprendizagem prática. Tudo em alto padrão.”

O Hospital Universitário faz parte de um dos maiores projetos do planejamento estratégico da universidade, o Ufac 20, que tem a finalidade de pensar as necessidades da instituição em termos de cursos, pesquisa, pessoal e infraestrutura física para as próximas duas décadas.

A partir da assinatura, a empresa contratada terá oito meses para apresentar o projeto final do hospital, no qual deverão constar projetos de fundações de estrutura híbrida de concreto; instalações hidráulicas e sanitárias com aproveitamento de água de chuva; drenagem de águas superficiais e contenção de cheias; prevenção contra incêndios; rede lógica e de energia; acústica de auditório; elevadores e instalações mecânicas; ar-condicionado e ventilação mecânica; topografia e sistema viário.

“Este é um momento que não vai se comparar ao de inauguração do hospital, mas que é fundamental. Trata-se do início de um projeto que representa o crescimento da universidade e que, sem dúvida, entrará para a história não só da instituição, mas do Estado”, completou Kinpara.

Durante a solenidade de assinatura do contrato, foi apresentada, ainda, a comissão responsável por acompanhar o andamento dos serviços, formada por técnico-administrativos e professores.

Postado em: 10/8/2016