Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitor da Ufac participa de reunião do conselho pleno da Andifes

Reitor da Ufac participa de reunião do conselho pleno da Andifes

por Ascom-01 publicado 23/10/2014 09h09, última modificação 23/10/2014 09h09

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e a vice-reitora, Guida Aquino, participaram nos dias 16 e 17, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da 135ª Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). No encontro os reitores conversaram, por meio de videoconferência com o ministro da educação, Henrique Paim e com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa. Na pauta do mês de outubro houve ainda avaliação sobre as universidades multicampi e o balanço das atividades das comissões temáticas da Associação.

A reunião do Conselho Pleno da Andifes na Univasf teve também caráter comemorativo pelos 10 anos de atividade da Universidade Federal, que atende estudantes do semiárido nordestino. Os reitores participaram da cerimônia festiva de abertura, presidida pelo reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, que contou ainda com a participação do secretário de educação superior do MEC, Paulo Speller e de autoridades locais.

MEC

Entre os temas discutidos com o Ministro da Educação estava orçamento 2014. Henrique Paim anunciou que a partir do próximo dia 29, as Universidades Federais vão discutir com a Secretaria Executiva do MEC as eventuais demandas para complementar o orçamento deste ano. Ainda segundo ele, a situação do orçamento das universidades será analisada caso a caso, e que nenhuma instituição deixará de cumprir compromissos de custeio este ano.

Outra pauta tratada na reunião com Paim foi a necessidade de discutir, de forma sistêmica a com celeridade, o dimensionamento e a fonte de recurso necessário para rescisão contratual dos empregados das Fundações de Apoio lotados nos Hospitais Universitários (HU). A demanda vem acontecendo por ocasião da posse dos novos servidores concursados, através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSHER).

Para essa questão Henrique Paim disse que o MEC já está analisando, e que apresentará alternativas de soluções o mais breve possível. O ministro da educação propôs uma reunião com a Diretoria Executiva da Andifes, na primeira semana de novembro, para discutir detalhes dos temas conversados no Conselho Pleno, além de outros assuntos.

Na programação do Conselho Pleno foram feitos relatos das comissões temáticas da Andifes como a Comissão de Avaliação, Comissão de Recursos Humanos e Comissão de Ciência e Tecnologia. Esta última trouxe as sugestões apresentadas pelas universidades para regulamentação sobre a aplicação dos recursos em pesquisa, oriundos de petróleo e gás natural. As propostas serão sistematizadas e encaminhas à Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Postado em: 23/10/2014