Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitor recebe visita dos representantes do 5º Prêmio ODM Brasil

Reitor recebe visita dos representantes do 5º Prêmio ODM Brasil

por Ascom-01 publicado 15/07/2013 14h50, última modificação 15/07/2013 14h50

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, recebeu nesta segunda-feira, 15, à tarde, a visita do assessor da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, José Mauro Cassimiro, e o articulador dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no estado do Acre, Jacimar Antônio da Silva.

Segundo o assessor da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais, José Mauro Cassimiro, o objetivo da visita é apresentar ao reitor os parâmetros do 5º Prêmio ODM Brasil. A coordenação do Prêmio é da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade “Nós Podemos”.

O Prêmio ODM Brasil busca valorizar e fortalecer ações e iniciativas bem sucedidas implementadas pela sociedade e pelo poder público visando alcançar, até 2015, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Os oito objetivos foram estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil. São eles: erradicar a pobreza e a fome; atingir o ensino primário universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade da infância; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Inscrições

As inscrições para a quinta edição do Prêmio ODM Brasil são gratuitas e estão abertas desde 9 de maio e terminam em 2 de agosto. Podem participar prefeituras municipais e organizações sociais como ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais.

Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios. Desses, 30 serão premiados e receberão um prêmio simbólico, em Brasília, e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM. A cerimônia de premiação ocorrerá em 2014. Para concorrer, basta preencher a ficha de inscrição no site www.odmbrasil.gov.br.