Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitor reinaugura horta da Ufac
conteúdo

Reitor reinaugura horta da Ufac

por Ascom02 publicado 19/12/2014 17h23, última modificação 19/12/2014 17h23

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 19, a cerimônia de reinauguração da horta — Unidade de Experimentação Agrícola da Universidade Federal do Acre (Ufac). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 900 mil em serviços de irrigação, cercamento, iluminação, pintura, limpeza total da área e revitalização do açude. O espaço é importante para o desenvolvimento de pesquisa e extensão.

Com dois hectares de área, a nova horta também ganhou cinco estufas de 420 metros cada, para desenvolvimento de experimentos ligados aos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. O espaço deve atender, ainda, as pós-graduações em Produção Vegetal, Ciência, Inovação e Tecnologia e Sanidade e Produção Animal.  No local, já há experimentos em andamento, com cultivo de pepino, tomate e alface.

“Essa é uma área para o desenvolvimento de experimentos de alunos e professores, mas o produto dessas pesquisas pode, dependendo do êxito, ser utilizado dentro da própria instituição, como no Restaurante Universitário (RU), por exemplo. Vamos avaliar as possibilidades”, planejou o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Josimar Batista.  “Queremos que professores e alunos usufruam desse espaço de modo a conciliar teoria e prática da mais proveitosa maneira.”

Em seu discurso oficial, o reitor Minoru Kinpara destacou o progressivo esforço da gestão de dois anos para o avanço na qualidade de ensino. “Entendemos que precisamos oferecer melhores condições para que nossos professores possam desempenhar efetivamente seu papel”, disse. “É com felicidade que inauguramos, hoje, mais esse espaço de pesquisa, que servirá a estudantes, mestrandos e doutorandos.”

Kinpara descerrou a placa de inauguração ao lado do pró-reitor Josimar Batista, do coordenador do mestrado em Produção Vegetal, Frederico Henrique Costa, e da diretora em exercício do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Margarida Carvalho.

Postado em: 19/12/2014