Reitor visita estande da Ufac na mostra Viver Ciência
O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, visitou na tarde dessa quarta-feira, 14, o estande da Ufac durante a segunda edição do Viver Ciência: Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. A feira faz parte da 12ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.
Kinpara lembrou que o Viver Ciência é um desdobramento do 66º encontro nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediada pela Ufac em 2014. “A feira possibilita que as crianças, desde cedo, tenham contato com o fazer científico na universidade”, afirmou Kinpara. “Esse é um ponto de partida para o surgimento de grandes cientistas, que irão colaborar muito para a melhoria da vida das pessoas, o que é o objetivo principal da ciência.”
Acompanhando o reitor, estava a vice-reitora Guida Aquino; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa; o pró-reitor de Administração, Thiago Rocha; a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli; e a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Cruz.
Para Guida, o maior legado da reunião da SBPC é a realização dessa feira, que leva os alunos das escolas urbanas e rurais para dentro da universidade. “A Ufac está mostrando experiências de alguns dos nossos cursos e conversando com crianças e jovens, em um momento de aproximação com a sociedade”, disse a vice-reitora. “Todos aqui estão em contato com ciência, tecnologia e inovação.”
Estande da Ufac
A Ufac está presente no evento com estande para divulgação dos trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. São experimentos dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Biologia e Física.
Para o estudante do 4º período do Engenharia Elétrica, Lucas Matheus, é importante apresentar para o público o que trabalharam durante o ano. “É gratificante ter esse contato com o público em geral e mostrar como é a nossa realidade para os alunos do ensino médio, para que possam se interessar em cursar Engenharia Elétrica”, disse o acadêmico. “Muitos se interessam pelo curso e perguntam sobre a carreira de engenheiro eletricista.”
Trabalhos da empresa júnior do curso de Medicina Veterinária, Animalia, e da empresa júnior do curso de Engenharia Florestal também são exibidos na feira, além dos trabalhos desenvolvidos pela Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal), pelo Parque Zoobotânico (PZ) e pela Editora da Ufac (Edufac).
Confira o álbum de fotos da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, aqui.
Postado em: 15/9/2016