Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitores do Norte debatem carta de propostas ao MEC
conteúdo

Reitores do Norte debatem carta de propostas ao MEC

por Ascom02 publicado 26/08/2016 11h55, última modificação 26/08/2016 12h50

Durante o 6º Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte, sediado no campus sede da Universidade Federal do Acre (Ufac), representantes de oito universidades discutiram a Carta de Rio Branco. O evento ocorreu no Centro de Convenções da Ufac, como programação do fórum, nesta quinta-feira, 25.

“Uma das principais contribuições dessa reunião será a apresentação de uma carta descritiva, mas, principalmente, propositiva a ser apresentada ao Ministério da Educação [MEC], com demandas e apontamentos levantados aqui”, avaliou a reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e presidente do fórum, Eliane Superti.

Sendo um dos objetivos finais do 6º Fórum, a Carta de Rio Branco aborda a consolidação dos programas de pós-graduação como fator de desenvolvimento da região Norte. “Como o Plano de Ciência e Tecnologia, pensado em 2013, não apresentou ações efetivas, enxergamos a necessidade da consolidação da pós-graduação como uma ação que precisa ser realizada para que possamos, de fato, avançar”, afirmou Eliane. “Estamos em diálogo com a Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e apontamos como elementos fundamentais a garantia de que sejamos capazes de formar os doutores dentro da região amazônica e o fomento à pesquisa através de editais específicos”.

Uma das estratégias dos reitores, que consta na carta, é a capacitação por meio de doutorado interinstitucional (Dinter) e mestrado interinstitucional (Minter). Segundo Eliane, o Minter ainda é uma necessidade, devido à grande quantidade de especialistas na região.

Também constam na carta os caminhos para a manutenção da multicampia, principalmente abordando uma forma de consolidação do movimento de interiorização das universidades em momento de crise. “Num cenário de crise, os recursos são escassos e precisamos tratar das nossas opções e estratégias, pois recuar não será mais possível. A sociedade não vai deixar a universidade recuar”, disse Eliane.

Vice-reitora da Ufac e presidente da Comissão Local do 6º fórum, Guida Aquino também se referiu à crise das universidades. “A Amazônia não é um corpo homogêneo. São várias Amazônias e, consequentemente, vários desafios impostos para gerir a educação superior na região”, concluiu.

Eleição

A gestão do Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte acontece de dois em dois anos. Para a próxima gestão, foram indicados e aclamados os nomes de Isabel Cristina Auler Pereira, reitora da Universidade Federal do Tocantis (UFT), como presidente, e Jefferson Fernandes, reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), como vice-presidente.

Postado em: 26/8/2016