Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Representantes do IBGE apresentam Projeto Bibliotecas Depositárias à Ufac
conteúdo

Representantes do IBGE apresentam Projeto Bibliotecas Depositárias à Ufac

por Ascom02 publicado 27/03/2012 17h15, última modificação 02/04/2012 14h52

O reitor em exercício, Prof. Francisco Eulálio dos Santos, recebeu na manhã desta terça-feira, 27, no gabinete da Reitoria, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a apresentação de uma proposta de adesão ao Projeto Bibliotecas Depositárias.

O projeto Bibliotecas Depositárias tem como principal objetivo oferecer à sociedade novos pontos de acesso às informações produzidas pelo IBGE, ampliando as possibilidades de consulta e utilização do valioso acervo da Instituição.

Para atender esse objetivo, o IBGE formou uma rede de bibliotecas depositárias de suas publicações (livros, periódicos e mapas avulsos), que devem processar, organizar, preservar e prover o acesso gratuito à coleção produzida pelo IBGE a todos os usuários. Essa rede constitui-se de bibliotecas de estabelecimentos de ensino superior governamentais e de outras instituições públicas selecionadas.

Segundo o Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Acre, Marco Fábio de Sousa Esteves, as regiões Norte e Nordeste são as que possuem o menor número de adesões ao projeto e a reunião foi realizada no intuito de modificar essa situação.

O diretor da Biblioteca Central da Ufac, Marcelino Geraldo Menezes Monteiro, e o Sr. Sebastião Albuquerque, funcionário do Setor de Disseminação de Informação do IBGE, também participaram da reunião.