Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reunião com representantes do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP) garante continuidade de bolsas do Reuni

por admin publicado 13/09/2012 07h48, última modificação 13/09/2012 07h48

No último dia 23 de agosto, representantes de todas as regionais do país estiveram presentes à reunião extraordinária do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa - Foprop com o diretor de Programas de Bolsas no País da CAPES, Márcio de Castro Silva Filho.

A pauta mais destacada foi o futuro das bolsas ofertadas pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), iniciativa que veio com a proposta de ampliar o acesso e a permanência na educação superior.

Com a previsão de conclusão do Reuni para 2012, foi decidido que as bolsas que estão sendo utilizadas pelos programas de pós-graduação serão, a partir de 2013, vinculadas aos referidos programas das Instituições Federais, nas modalidades mestrado e doutorado. Na Universidade Federal do Acre serão mantidas mais de 100 bolsas.

Segundo dados do Ministério da Educação – MEC, o Acre, proporcionalmente,  apresenta em torno de 26.9% das vagas federais para ensino superior. No ranking nacional, o estado perde apenas para a Paraíba que apresenta um percentual de 27,4%.

“Dessa forma, garantimos aos nossos estudantes a permanência e a manutenção dos estudos. É importante destacar que a metodologia para as bolsas Reuni será similar as de Demanda Social oferecidas pela CAPES. Para as instituições da Região Norte, isso corresponde a uma vitória”, afirma Rusleyd Maria Magalhães de Abreu, vice-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP) da Região Norte.