Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > RU da Ufac serve mais de mil refeições por dia

RU da Ufac serve mais de mil refeições por dia

por Ascom-01 publicado 08/07/2013 12h18, última modificação 08/07/2013 12h18

O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Acre (Ufac) consegue atender mais de mil usuários a cada dia. São 1.200 refeições servidas no almoço e no jantar, com três categorias de preço (o mesmo há mais de dez anos): estudantes — R$ 1,50; funcionários e professores — R$ 3; e visitantes — R$ 5. No café da manhã, são servidas 250 refeições, em média, cada uma ao preço único de R$ 1.

Para dar conta de todo esse contingente de comensais, diariamente são gastos 130 quilos de arroz; 55 quilos de feijão; 400 quilos de frango; 240 quilos de carne bovina; 35 quilos de farinha; 200 litros de suco; 300 pães; três quilos de manteiga; 60 litros de leite e dois quilos de café. O almoço é servido das 11h15 às 14h, o jantar entre 18h e 19h30 e o café da manhã entre 6h30 e 8h30.

No que diz respeito ao cardápio, explica o nutricionista Rafael Lima de Oliveira, “nós o elaboramos de acordo com as leis da nutrição, levando em conta os critérios da qualidade, da quantidade, da harmonia e da adequação. Além disso, é claro, só podemos elaborar esse cardápio de acordo com a disponibilidade dos gêneros alimentícios e as condições de produção”.

Quanto à questão do espaço, já existe a previsão de ampliação, de acordo com a economista doméstica Elza Dias. “No futuro próximo vai ser construído um segundo piso, o que vai duplicar a capacidade de atendimento simultâneo do restaurante universitário, bem como serão adquiridos novos equipamentos que nos permitirão produzir uma quantidade maior de alimentos num tempo menor”, afirmou a servidora.

O cardápio será atualizado diariamente e pode ser acessado através do link www.ufac.br ou pelo banner na página principal do site.