Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Saúde Coletiva da Ufac inicia cursos de mestrado e doutorado
conteúdo

Saúde Coletiva da Ufac inicia cursos de mestrado e doutorado

por Ascom02 publicado 11/03/2016 15h02, última modificação 11/03/2016 15h02

A aula inaugural dos cursos de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi realizada na manhã desta sexta-feira, 11. O evento ocorreu na sala de aula do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva e marcou o início da quinta turma de mestrado e da primeira de doutorado.

Participaram da solenidade de abertura o reitor da universidade, Minoru Kinpara; a vice-reitora Guida Aquino; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista; a coordenadora do programa, Leila Dotto; e a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Andréa Bessa.

Em seu discurso, Kinpara falou da importância da consolidação do curso de doutorado em Saúde Coletiva para a história da universidade. E destacou a atual política de investimento em pesquisa e pós-graduação. “A Ufac corria o risco de perder o título de universidade se não alcançasse, no mínimo, dois doutorados. Nós não tínhamos nenhum”, lembrou o reitor. “Em pouco mais de três anos, avançamos para quatro doutorados. De seis mestrados, para 14.”

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, falou da expectativa de aumentar o número de pesquisadores na região. Atualmente, a região amazônica é a que dispõe do menor número de doutores e mestres. “Temos dificuldade em fixar pesquisadores na nossa região, apesar de toda a contrapartida de que dispomos”, disse. “Com doutorados e mestrados sendo ofertados aqui, estamos fortalecendo a pesquisa e nossas graduações, que passam a ser mais bem avaliadas, com mais mestres e doutores no quadro.”

O curso de mestrado deverá ser concluído em, no máximo, quatro semestres letivos, com carga horária de 1.350 horas, equivalentes a 90 créditos, sendo que 30 créditos deverão ser cumpridos em disciplinas e 60 na elaboração e defesa da dissertação. Para o doutorado, o tempo máximo para conclusão é de oito semestres letivos, com cumprimento de 96 créditos.

Postado em: 11/3/2016