Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Seacom 2015 encerra atividades

Seacom 2015 encerra atividades

por glauco publicado 20/11/2015 19h30, última modificação 20/11/2015 19h31

A Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom 2015) que iniciou na última quarta-feira (18) reunindo professores, alunos, comunidade acadêmica e profissionais renomados no jornalismo com a promoção de minicursos, palestras e debates, encerra suas atividades nesta sexta-feira (20).

De acordo com o professor Wagner Costa, um dos responsáveis pela disciplina que produziu o evento, a Seacom foi indispensável para a formação dos alunos de jornalismo. “Ela cumpriu a missão de fazer um diálogo dos estudantes com os profissionais do mercado, além de possibilitar que mostrem para o público o que é produzido no curso de jornalismo da Ufac. O sarau é a coroação de um evento que todos acreditam ter sido um sucesso”, afirmou.

Valorizando a cena autoral

Umas das atividades de encerramento da semana, é a realização de um evento cultural valorizando a cena autoral acriana. O fechamento será ao som das bandas Astronauta Imaginário, Capuccino Jack, Osllo, Euphonicos e Os Descordantes no II Sarau das Capivaras.

Entre iniciantes e veteranos, os músicos ressaltam a importância de eventos como esse para a valorização da cultura e do cenário da música autoral no Acre. Para o cantor e compositor Aarão Prado, que integra os Euphônicos e também é acadêmico de jornalismo e um dos organizadores do evento, tocar na universidade tem um gostinho especial.

“Acho, antes de tudo, especial e extremamente divertido tocar na Ufac. Ainda mais estando relacionado ao curso de Comunicação e à Seacom. Teremos uma noite muito especial, em que comunicação e cultura vão se misturar numa celebração única, pode apostar”, enfatiza.

O trio Euphônicos, que compõe músicas desde 2013, se apresenta sempre acompanhado de uma banda de músicos renomados no meio artístico, porém com estilos diferenciados, que vão desde o samba ao rock. “Temos influências, obviamente. Mas não consigo rotular o nosso som. Acho bem diferente e misturado. Acredito que as pessoas de fora conseguem rotular melhor que nós. Não me incomodo com os rótulos, somos o que somos e para público somos o que eles interpretam do que estão ouvindo”, destaca Aarão.

Outra banda acriana que vai além dos rótulos e com cinco anos e meio de formação e 600 CDs vendidos já possui um público cativo no Acre e fora dele é Os Descordantes. “Cada integrante possui essa essência roqueira, mas já ficamos de fora de um festival uma vez porque o dono disse que não éramos rock. A gente tem essa ligação com a música popular brasileira, com o samba, com o brega, e trazemos muito isso para nossas composições. Então há quem não nos considere rock”, explica o vocalista Diego Torres, o Dito.

Com apenas um ano e meio de estrada, a banda acriana de reggae rock Osllo nasceu a partir da amizade e afinidade musical entre o guitarrista Rogério Holanda e o vocalista Danilo furtado. Com influências de Raimundos, Charlie Brown Jr, O Rappa, Natiruts, entre outros, os dois tinham em comum, além do gosto musical, a vontade de movimentar o cenário autoral. Com atual formação da banda já começam a conquistar seu público.

“Juntos de outros músicos da cidade, que também vinham desgastados de covers, começamos a dar rumo às músicas que vínhamos produzindo”, conta Rogério. Ele destaca ainda a importância de eventos como o Sarau das Capivaras, principalmente para bandas em início de carreira. “A banda começa agora a dar os seus primeiros passos buscando formar público. Além disso, no contexto da nossa cidade, é fantástica toda essa articulação cultural que estão fazendo os alunos de jornalismo da Ufac, movimentando a cena musical”, destaca.

Postado: 20/11/2015.

(Assessoria Seacom)