Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Semana de Educação é aberta na Ufac

Semana de Educação é aberta na Ufac

por Ascom-01 publicado 01/12/2014 17h55, última modificação 01/12/2014 17h58
Décima oitava edição do evento discute currículo e avaliação

O Teatro Universitário ficou cheio para a solenidade de abertura da 18ª Semana de Educação da Universidade Federal do Acre (Ufac) que este ano discute o tema “Políticas curriculares e de avaliação”. Professores e estudantes discutem até a próxima sexta-feira, 5, temas como reforma curricular, criança e consumo e saúde do professor. Pelo menos 600 pessoas são aguardadas para participar das mesas redondas, palestras, conferências, minicursos e comunicações orais que compõem a programação.

Representando o reitor Minoru Kinpara, a vice-reitora Guida Aquino, destacou a importância do evento já consolidado dentro da universidade. “Trata-se de um momento que fortalece ano a ano o curso de Pedagogia. Desejo a todos que essa seja uma semana bastante proveitosa e que se possa aproveitar, de maneira especial, a participação de todos os professores envolvidos para discutir um tema tão importante e atual para a educação que é a reformulação curricular”, afirmou. Guida fez questão de parabenizar a organização do evento e transmitiu o recado deixado pelo reitor da instituição que se encontra fora do Estado. “Como reitor e como pedagogo, tenham certeza que o reitor Minoru gostaria de poder estar aqui falando pessoalmente com vocês. Sintam-se todos cumprimentados por ele”, disse a reitora em exercício.

Coordenadora da 18ª Semana de Educação, a professora Lenilda Faria, destacou a importância do evento. “Ao longo de todos esses anos a Semana de Educação tem se destacado como principal evento científico-pedagógico do curso de Pedagogia. É um espaço estratégico de debate e socialização de experiência”, frisou. Em seu discurso Lenilda falou da construção da programação e da intencionalidade do tema central do evento em poder discutir o entrelaçamento entre currículo, avaliação e regulação.

Semana de Educação

A coordenação do evento também concedeu espaço de tempo ao professor Mark Clark Assem de Carvalho para que pudesse efetuar a leitura do Manifesto “A educação tem que ser compromisso prioritário” divulgado no último dia da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada em Brasília. Em síntese, o documento defende o fortalecimento da educação pública, de qualidade, gratuita, laica, democrática, socialmente referenciada e isenta de quaisquer formas de discriminação.

Também compuseram a mesa de honra a pró-reirora de Graduação, Socorro Neri, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Aline Nicolli, a coordenadora do curso de licenciatura em Pedagogia, Franciana de Castro, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Iricélia Zanini e o diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Hildo Montezuma.

Created with flickr slideshow.

Programação

A programação da 18ª Semana de Educação tem três eixos temáticos: O currículo no contexto das reformas educacionais e suas repercussões na formação de alunos e professores, no trabalho docente e na gestão da escola; a padronização nacional das políticas curriculares e de avaliação; e os processos de legitimação de Projetos Curriculares. As atividades serão desenvolvidas através de conferências; mesa-redonda; palestras, comunicação oral, minicursos e oficinas.

A conferência de abertura contou com a presença da renomada intelectual Nereide Saviani que falou sobre o tema “Escola, Currículo e Reformas: para onde estamos indo?”. Na sexta-feira, o professor da UNB, Wanderley Codo, fará a conferência de encerramento “Impactos das reformas curriculares no trabalho e na saúde do professor”.

A 18ª Semana de Educação é aberta à comunidade acadêmica, professores, coordenadores pedagógicos e diretores do sistema público de educação e pesquisadores de outras instituições de educação superior.

Postado em: 1/12/2014