Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Servidoras recebem homenagem pelo Dia da Mulher

Servidoras recebem homenagem pelo Dia da Mulher

por Ascom-01 publicado 05/03/2015 16h15, última modificação 05/03/2015 16h15
Coquetel, palestra e show musical compuseram a programação; Olinda Batista, única reitora da instituição em 50 anos, foi homenageada especial

Atividades em antecipação às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo, 8, marcaram a manhã desta quinta-feira, 5, na Universidade Federal do Acre (Ufac). A programação foi realizada no anfiteatro Garibaldi Brasil, com apresentação musical, palestra motivacional e homenagem especial à professora Olinda Batista Assmar, aposentada após 43 anos de serviços prestados.

“Eu sempre quis ser professora e meu marido até brincava dizendo que era casada com a Ufac, tamanha a minha ligação com a universidade”, disse ela em seu discurso. “Nunca quis me vincular a outra instituição de educação por acreditar no ensino público, e não me arrependo de ter feito da Ufac uma extensão da minha casa.” Professora de carreira do curso de Letras, Olinda foi a única mulher, nos 50 anos de história da instituição, a ocupar a Reitoria. Foi dela a responsabilidade de conduzir a Ufac entre os anos de 2008 e 2012.

Olinda recebeu das mãos do reitor e das pró-reitoras de Graduação e Assuntos Estudantis, Socorro Neri e Aline Nicolli, respectivamente, uma placa de homenagem pela aposentadoria após mais de quatro décadas de dedicação. “Aproveitamos essa data tão significativa para homenagear uma mulher igualmente importante por todo trabalho desempenhado dentro da instituição”, destacou o reitor Minoru Kinpara. “É preciso dizer que muitas das conquistas alcançadas na nossa gestão só foram possíveis graças ao esforço anterior da professora Olinda. Deixo aqui meu muito obrigado.”

Dia das Mulheres

Cada vez mais presentes no mercado de trabalho, no ensino e na pesquisa, as mulheres foram parabenizadas por Kinpara. “As mulheres têm feito a diferença no mundo e aqui na nossa instituição não seria diferente”, disse ele, dirigindo-se a uma plateia predominantemente feminina. “Tenho a enorme honra de contar com várias mulheres de luta que, juntas, nos ajudam a fazer a nossa gestão melhor. As mulheres têm uma sensibilidade aguçada que as permite antecipar e solucionar problemas.”

Após a solenidade, as servidoras de diferentes setores da universidade acompanharam o show do grupo acriano Moças de Samba. Em seguida, houve a palestra “O sucesso também usa batom, salto alto e unhas pintadas: o poder de uma mulher que se desperta”, do “coaching” Daniel Almeida.  Ao final, um lanche foi servido no hall do anfiteatro.

Postado em: 5/3/2015

(Ascom-Ufac)