Servidores da Ufac ganham doutorado em Computação
Serão treze vagas ofertadas para os servidores da Ufac. O doutorado foi aprovado pela Comissão Avaliadora da CAPES em agosto deste ano e tem previsão de início para o primeiro semestre de 2012.
A ideia é oferecer formação continuada para os servidores da instituição. Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg), Rusleyd Abreu, o investimento em professores e técnicos da Ufac proporciona à instituição um melhor desenvolvimento de atividades em áreas específicas.
"A iniciativa de investir em formação desses servidores consolida a política educacional da Ufac. O propósito é oferecer uma interação dos pesquisadores com outras instituições, com outros grupos de pesquisas, além de incentivar a criação de novos grupos de pesquisa dentro da instituição que não sejam restritivos à comunidade acadêmica, mas também aos técnicos-administrativos da Ufac”, afirma.
Neste ano, a Ufac anunciou a abertura de quatro novos cursos de pós-graduação direcionados aos servidores da instituição. As parcerias são com universidades como Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Universidade) Federal do Amazonas (UFAM) e a Rede Bionorte, que corresponde aos Estados da Amazônia Legal.
Mestre em Engenharia de Automação e Sistemas, Ítalo Campos é técnico da Ufac e um dos interessados a se candidatar ao doutorado em Computação. “Acho importante investir nos servidores. Essa política deve ser extensiva para outras áreas e modalidades. Acredito que mestrados profissionalizantes, que é um mestrado não só para pesquisa, mas para atuação direta na formação, deveria ser ofertado aos técnicos, levando em consideração o pouco tempo de afastamento e, por conseqüência, o baixo custo para instituição”, declarou.
O doutorado é fruto de uma parceria com a Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelos telefones (68) 3901-2574.