Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Show “Tons do Ofício” marca programação em homenagem ao dia dos professores

Show “Tons do Ofício” marca programação em homenagem ao dia dos professores

por Ascom-01 publicado 24/10/2014 09h55, última modificação 24/10/2014 09h58
Evento alusivo ao dia dos mestres revelou talentos entre o corpo docente da Ufac

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal do Acre (Ufac) organizou um evento cultural em homenagem ao dia dos professores comemorado no último dia 15. A atividade lotou o teatro universitário que funcionou como palco para o show “Tons do Ofício” apresentado por docentes da instituição.

A solenidade marcou, ainda, a homenagem a dois professores aposentados recentemente. Luiz Eduardo Pedroso, professor admitido em 1978, que exerceu por dois mandatos a função de coordenador do curso de licenciatura plena em física e Maria Lenita Duarte Aguiar, professora admita em 1982, com reconhecida participação no processo de implantação do curso de Saúde Coletiva da instituição. Os dois receberam das mãos do reitor, Minoru Kinpara, e da vice-reitora, Guida Aquino, placas de homenagem e reconhecimento aos serviços prestados.

“Nossa intenção é fazer dessa, uma atividade regular e sempre com esse formato divido em dois momentos. O primeiro, marcando o reconhecimento aos colegas que tanto contribuíram com a instituição e que, hoje, já estão aposentados e o segundo, a apresentação do show ‘Tons do Ofício’ representando um momento de confraternização e partilha”, destacou em sua fala, a pró-reitora de Graduação, Socorro Neri, justificando o formato do evento que repetiu a fórmula do ano anterior.

Created with flickr slideshow.

Vencendo uma possível timidez, sete professores apresentaram aos demais colegas suas habilidades artísticas. De voz e violão ao clarinete ou violino. Do pianista e compositor, Osvaldo Lacerda, ao grupo de pagode, Raça Negra.   Em português, inglês e até francês. Os docentes Alanderson Alves e Suelem Bezerra (ambos da Nutrição), Júlia Simone Ferreira (Letras Francês), Cleuton  Batista e Leonardo Vieira (ambos da Música) e Jucilândia Cavalcante e  Carlos Estevão (Letras Francês e Economia) arrancaram aplausos da plateia.

O reitor, Minoru Kinpara, aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os professores presentes. Ele destacou a função social dos profissionais da instituição. “Muito do que alcançamos, hoje, em todo o Estado deve-se a vocês [professores]. Atualmente, 94% dos professores da rede básica de ensino foram formados na Ufac, por vocês, nossos professores. Nenhum outro Estado tem esse índice”, afirmou para completar: “se tem uma coisa da qual a instituição pode se orgulhar, é por ter os melhores professores do Estado, profissionais tão comprometidos com as suas funções”.

Para a vice-reitora, Guida Aquino, o momento é de avanços para os profissionais da educação. “Em quase dois anos, nossa gestão tem se esforçado em melhorar a qualidade e a estrutura da instituição. Os 40 anos de federalização, 50 de fundação, foram marcados por muitos avanços, um grande evento científico. Há muito a fazer, sabemos, e isso nos move a continuar caminhando”, finalizou.

A homenagem aos professores contou também com apresentação do Trio de Cordas da Ufac. O evento contou ainda com a presença dos pró-reitores Alexandre Hid (Planejamento); Thiago Rocha (Administração); Josimar Batista (Pesquisa e Pós-graduação); José Dourado (Extensão e Cultura, em exercício); Filomena Cruz (Desenvolvimento e Gestão de Pessoas) e Aline Nicolli (Assuntos Estudantis).

Postado em: 24/10/2014