Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Técnico-administrativo da Ufac conclui mestrado em Ciência Política

Técnico-administrativo da Ufac conclui mestrado em Ciência Política

por Ascom-01 publicado 25/01/2016 10h38, última modificação 25/01/2016 10h38

O servidor técnico-administrativo da Universidade Federal do Acre (Ufac), José Lopes Coutinho, defendeu, no dia 11 de dezembro do ano passado, em Brasília, dissertação de mestrado em Ciência Política, junto ao Centro Universitário Unieuro. O trabalho, orientado pelo professor Vicente Fonseca, intitula-se “A influência do poder econômico no processo eleitoral: um estudo de caso sobre o Estado democrático de direito nas eleições municipais de 2012 com recorte geográfico em um bairro de Rio Branco (AC)”.

Coutinho é, há 30 anos, servidor da Ufac, onde concluiu graduação em Direito e Ciências Sociais. Além do orientador, compuseram sua banca de defesa um professor do Unieuro, Manoel Santana Cardoso, e um professor da Ufac, Francisco Pinheiro de Assis, do curso de História.

A dissertação analisou o procedimento de compra e venda de votos nas eleições municipais de 2012. A abordagem foi quanti-qualitativa, com coleta de dados baseada em pesquisa de campo em um bairro de periferia da cidade de Rio Branco, o qual conta com população de, aproximadamente, 5 mil habitantes, com eleitorado de 3 mil votantes.

“A pesquisa dialoga com os elementos éticos e antiéticos da política brasileira, passando pela representatividade e pelos meios de enriquecimento ilícito, que comprometem a credibilidade que a população deposita nos candidatos a cada pleito”, avalia Coutinho.

Segundo ele, a conclusão dessa pós-graduação em nível de mestrado é bastante válida e importante. “Traz um benefício em dois aspectos: no profissional, contribuindo para minha atuação no serviço público, e no pessoal, com o êxito que serve de incentivo para futuro aprimoramento”, diz. “Pretendo coroar esse sucesso investindo em curso de doutorado.”

Postado em: 25/1/2016