Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Técnico-administrativo da Ufac lança romance na 66ª SBPC

Técnico-administrativo da Ufac lança romance na 66ª SBPC

por Ascom-01 publicado 22/07/2014 10h35, última modificação 23/07/2014 08h56

Servidor técnico-administrativo da Universidade Federal do Acre (Ufac) desde 1978, José Cláudio MotaPorfiro estará no Café Literário da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Na ocasião, realiza lançamento de seu primeiro romance, intitulado “O Inverno dos Anjos do Sol Poente”, sexta-feira, 25, às 16h.

Porfiro é doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e exerce a função de diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodgep). Colunista do jornal “A Gazeta”, lançou, em 2007, uma coletânea de crônicas, chamada “Janelas do Tempo”.

“O Inverno dos Anjos do Sol Poente” trata da saga de sírios, libaneses, portugueses e nordestinos do Brasil. A narrativa gira em torno do personagem Melchiades Ferreira de Lages, um cearense que migra para o Acre para trabalhar como guarda-livros nos tempos prósperos da extração do látex nos seringais amazônicos.

O autor nasceu em Xapuri-AC, onde cursou o ensino básico. “No colégio onde estudei havia uma biblioteca de pequeno porte, com livros arranjados de doação, em outros estados brasileiros, pelo padre José”, lembra. “Entre os 13 e 17 anos, ali eu ficava das nove às onze e meia, lendo boa parte dos clássicos da literatura à disposição.”

Ele cita, como influência, escritores tais que Miguel de Cervantes, José de Alencar, Machado de Assis, Ariano Suassuna e Vinícius de Moraes. Também lembra, com carinho, de sua professora, Euri Gomes de Figueiredo. “Ela me apresentou à poesia de Carlos Drummond de Andrade e à melodia de Chico Buarque, dentre outras coisas”, recorda.

Postado em: 22/7/2014

(Ascom-Ufac)