Tese de professora da Ufac analisa sequelas de acidentados no trânsito
A professora Greiciane da Silva Rocha, do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre (Ufac), acaba de defender a sua tese de doutorado em Saúde Pública, na Universidade de São Paulo (USP), orientada pela doutora Maria Helena Prado de Mello Jorge, sob o tema “Fatores associados, gravidade do trauma e sequelas de acidentes de transporte terrestre: um estudo a partir de egressos hospitalares”.
O trabalho caracteriza-se na forma de um estudo transversal analítico-descritivo, realizado em Rio Branco-AC, tendo como objeto 405 vítimas de acidente residentes na referida cidade, de várias faixas etárias e internadas na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A professora Greiciane fez uma busca nos registros hospitalares e visitas domiciliares nos egressos para o devido levantamento dos dados para análise.
De acordo com a professora, no que diz respeito às suas conclusões, “lesões de cabeça e de tórax contribuem de forma significativa para o incremento da gravidade do trauma, sendo que grande parte delas [lesões] resultaram em sequelas e incapacidades importantes, alterando a qualidade de vida do indivíduo. Diante disso, faz-se necessário a urgência de políticas públicas que possam prevenir os acidentes”.
A pesquisa foi custeada pela Fundação de Tecnologia do Estado Acre (Funtac) e pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Agora, quem quiser conhecer o teor completo da tese deve dirigir-se à Biblioteca Central da Ufac.
Postado em: 9/3/2015