Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac abre 8 turmas de Pedagogia em Tarauacá e Feijó

Ufac abre 8 turmas de Pedagogia em Tarauacá e Feijó

por Ascom02 publicado 12/01/2015 11h15, última modificação 12/01/2015 15h44

A Universidade Federal do Acre (Ufac) abriu oito novas turmas de Pedagogia nos municípios de Feijó e Tarauacá, sendo que, neste, o programa foi implantado pela primeira vez, com cinco turmas, mediante o Plano Nacional da Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Ao todo, 407 professores da rede básica de ensino terão a oportunidade de cursar o ensino superior. Para o coordenador do Parfor no Estado, Marc Clark, o momento é de extrema satisfação, já que, segundo ele, a capacitação de profissionais que atuam no ensino básico é um dos maiores desafios da realidade brasileira.

A Ufac tem ampliado a oferta de vagas nos municípios e, de acordo com a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, além dos programas de formação, a instituição vem trabalhando para a implantação de novos “campi” nos municípios. Ela citou, como exemplo, o reconhecimento, pelo Ministério da Educação (MEC), do campus Fronteira do Alto Acre, em Brasileia.

O Parfor, implementado em 2009 pelo governo federal, já possui 1.500 professores matriculados em todo o país. Iara Cristina leciona há quatro anos na aldeia Cardoso, a 20 quilômetros de Feijó. Para ela, a formação lhe proporcionará acesso a novos conhecimentos. “Será a oportunidade de repassar o que aprenderei no curso”, disse.

Formação de professores

O objetivo do Parfor é fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que esses profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica no país.

Com isso, professores indígenas também têm acesso ao programa, como é o caso do professor de Língua Materna e História, da escola indígena Pupunha, Elisomar Yasakar Hunikui. Segundo ele, o curso traz uma formação diferenciada e pode levar ao seu povo “um novo conhecimento, um novo mundo”.

Clark disse que, com o programa, muitos profissionais serão atendidos, e que um de seus maiores benefícios é agregar à educação “um quadro de profissionais totalmente capacitados e qualificados para o exercício da profissão”.

A adesão da Ufac ao Parfor se efetivou no ano de 2012, sendo que as atividades de formação foram iniciadas somente a partir do segundo semestre do ano de 2013, com a oferta de cursos de licenciatura (na modalidade presencial). Atualmente, estão em atividade 33 turmas de licenciatura distribuídas entre os cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Letras-Português e Geografia.

Postado em: 12/1/2015

(Ascom-Ufac)