Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac abre inscrições para bolsa estudantil

Ufac abre inscrições para bolsa estudantil

por Ascom-01 publicado 26/02/2013 10h01, última modificação 26/02/2013 10h01

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal do Acre (Ufac) está recebendo inscrições de universitários que desejarem concorrer a uma bolsa no valor de R$ 400, oriunda do Programa Pró-Estudo, que atende às proposições do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Iniciadas no dia 25 deste mês, as inscrições ao Programa Pró-Estudo permanecem abertas até o dia 6 de março.

O programa é uma estratégia do PNAES para ampliar a permanência dos acadêmicos na universidade pública, através de ações que democratizem as condições de permanência na educação superior pública federal; minimizem os efeitos das desigualdades sociais e regionais na conclusão da educação superior; reduzam as taxas de retenção e evasão; e contribuam para a promoção da inclusão social pela educação.

Para candidatar-se a uma bolsa do Pró-Estudo, o estudante deve, entre outros requisitos, estar matriculado em curso de graduação da Ufac, na modalidade presencial; comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica; não estar inadimplente com a Biblioteca Central da Ufac; não receber nenhum outro tipo de bolsa; ter disponibilidade de 20 horas semanais; e estar cursando sua primeira graduação.

De acordo com o professor Antônio Carlos Fonseca Júnior, diretor de Apoio Estudantil da Ufac, houve algumas mudanças no Programa Pró-Estudo desenvolvido na instituição, entre os anos de 2012 e 2013. “Ano passado foram distribuídas 315 bolsas. Agora serão 400 bolsas. Também foram aumentados os valores, que passaram de R$ 360 para R$ 400”, afirmou Antônio Carlos.

“Mas a principal mudança, instituída depois de uma série de diálogos entre a direção da Ufac e os estudantes, diz respeito à permanência do benefício, agora condicionado ao desempenho acadêmico do bolsista. Diferentemente das regras anteriores, nesta edição do programa o estudante contemplado com a bolsa não pode ser reprovado por faltas ou, muito menos, ficar devendo mais de duas disciplinas”, explicou o diretor.

Clique aqui para acessar o edital completo do Programa Pró-Estudo 2013