Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac abre inscrições para especialização em segurança pública e direitos humanos
conteúdo

Ufac abre inscrições para especialização em segurança pública e direitos humanos

por Ascom-01 publicado 13/01/2016 07h51, última modificação 13/01/2016 07h51

A Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Ministério da Justiça (MJ), lançou nessa terça-feira, 12, o edital de abertura do processo seletivo para o curso de especialização em Gestão de Segurança Pública e Direitos Humanos. A pós-graduação visa ao aperfeiçoamento profissional de agentes que atuam na segurança pública do Estado, contribuindo cientificamente com uma gestão mais eficiente.

Serão oferecidas 50 vagas no total; 40 para profissionais de segurança pública na ativa: policiais militares e civis, bombeiros, guardas municipais, agentes e peritos forenses. Como requisito mínimo, o profissional deve ter título de graduação em qualquer área. As outras dez vagas são para profissionais da sociedade civil organizada, os quais, comprovadamente, atuem em questões de segurança pública e direitos humanos; também devem possuir graduação em qualquer área.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, entende que as pesquisas geradas pelo curso serão utilizadas para buscar melhorias nas políticas de segurança pública do Acre. “Os melhores professores, que são especialistas nessa área, virão ministrar este curso aqui na Ufac, graças a essa parceria com o governo do Estado e com o governo federal”, disse. “O curso possibilitará investigações e elaboração de material científico, em forma de monografia. Teremos, então, como subsidiar melhorias na segurança pública do nosso Estado.”

Para o reitor, a Ufac está respondendo a demandas sociais e, dessa forma, cumprindo sua função. “A melhoria da qualidade de vida dos acrianos passa pela melhoria da segurança pública. Por isso, estamos muito honrados em poder contribuir com a melhoria da sociedade”, finalizou Kinpara.

Segundo o coordenador do curso, professor Francisco Raimundo Alves Neto, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (CCJSA) da Ufac, este é o primeiro curso de pós-graduação em segurança pública e direitos humanos no Acre. Para ele, o curso tem um diferencial. “É focado na zona de fronteira, abordando direitos humanos, criminalidade e tráfico de drogas”, destacou Alves Neto.

As inscrições para o curso devem ser feitas apenas pela internet e estão abertas desde segunda-feira passada, 11, estendendo-se até o dia 31 deste mês. Deve-se preencher um formulário via internet.

Seleção

A Fundação de Apoio à Pesquisa (Fundape) é a responsável pelo processo seletivo, que acontecerá em três etapas: prova objetiva de múltipla escolha, avaliação do plano de pesquisa, ambas de caráter eliminatório, e análise do Currículo Lattes, de caráter classificatório.

O edital do processo seletivo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Fundape.

 

Postado em: 13/1/2016