Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac abre jornada de nutrição e saúde

Ufac abre jornada de nutrição e saúde

por Ascom-01 publicado 29/08/2014 13h50, última modificação 29/08/2014 13h50

Uma solenidade na manhã desta sexta-feira, 29, no campus universitário de Rio Branco, marcou a abertura da 1ª Jornada Interdisciplinar de Nutrição e Saúde, com a presença, entre outras autoridades, do reitor Minoru Kinpara e do pró-reitor de Extensão, Enock Pessoa. O evento, promovido pelo curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac), se estenderá por todo o dia de sábado, 30, com palestras e atividades diversas.

Sob a coordenação da professora Bruna da Costa Viana, o evento pretende, principalmente, “apresentar conteúdos de temáticas relevantes e atuais em nutrição, através da interdisciplinaridade de conhecimentos”. Especificamente, ainda de acordo com Bruna, “a jornada tem o poder de proporcionar uma boa oportunidade para os participantes complementarem os conhecimentos adquiridos durante a graduação”.

Jornada Nutrição e Saúde

No que diz respeito à questão da interdisciplinaridade proposta no tema principal da jornada, Bruna explicou que “toda ação baseada no pressuposto da interdisciplinaridade busca dar conta da complexidade do sujeito implicado nas suas relações sociais e pessoais. Na saúde, então, esse é um conceito vital, uma vez que a gente lida com sujeitos enredados em vários dispositivos psicossociais, afetivos etc.”

Para o sábado estão previstas as palestras “Suplementação esportiva” (Aloízio Viana Trindade e Fabiano Santana Oliveira); “Imunologia do exercício e saúde” (Miguel Bortolini); “Efeitos da suplementação na função renal” (Jarinne Camilo); “Reabilitação fisioterápica na oncologia” (Mariana Jansen); “Terapia nutricional na oncologia” (Lauriana Labeta); e “Direitos sociais da pessoa com câncer” (Angelina Santos).

Jornada Nutrição e Saúde

Postado em: 29/8/2014