Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac adota marca de identificação visual

Ufac adota marca de identificação visual

por Ascom-01 publicado 05/07/2013 14h25, última modificação 05/07/2013 15h19

A Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir de agora, apresenta um logotipo para funcionar como assinatura de seu material de divulgação (jornalístico e publicitário), tais que: fôlderes, cartazes, informativos, vídeos, panfletos, tapumes, banners, camisetas, entre outros. Antes, nesses materiais, usava-se o brasão da Ufac. O logotipo não é uma substituição do brasão, que continuará sendo utilizado para identificar a instituição em comunicações oficiais e internas: convites, ofícios, memorandos, projetos etc.

A aplicação do logotipo significa um avanço na comunicação visual da Ufac, alinhando-a com a prática de outras universidades, que adotam esse mesmo mecanismo para sua identificação em diversificados contextos. Nesse sentido, o logotipo não exclui o brasão. Ambos se integram e caminham juntos. Essa nova forma de identificar a Ufac justifica-se em seu processo comunicativo. Representa uma modernização, sintetizando elementos do brasão numa forma geométrica simples.

Além disso, o logotipo implica em redução de custos e facilidade de aplicação. O brasão, por ter cinco cores, aumenta os custos de impressão e, por sua maior complexidade visual, restringe o design gráfico. O logotipo, que tem três cores, possui maior abrangência em sua aplicabilidade, é polivalente e simplifica a visualização do observador, tornando a marca menos carregada, mais nítida e com maior potencial de memorização.

A Ufac se renova e apresenta evoluções que a colocam em posição de destaque na Região Norte. Contrata novos professores e técnico-administrativos e investe em diversos serviços e obras. Mantém 45 cursos de graduação distribuídos em dois “campi” universitários, o campus sede, em Rio Branco, e o Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, além de núcleos no interior do Estado do Acre e seis cursos regulares de mestrado. A Ufac investe em recursos físicos e humanos, atualizando-se e mostrando a sua nova cara.