Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac apresenta planejamento estratégico em palestra no Teatro Universitário

Ufac apresenta planejamento estratégico em palestra no Teatro Universitário

por Ascom02 publicado 10/07/2013 13h13, última modificação 10/07/2013 13h13

Durante os próximos meses, a Universidade Federal do Acre (Ufac) vai passar por um processo de implantação de um novo modelo de gestão estratégica. O lançamento dos trabalhos aconteceu na manhã desta quarta-feira, 10, no Teatro Universitário, em solenidade com a participação do reitor Minoru Kinpara, da vice-reitora Margarida Aquino, pró-reitores, professores, servidores, alunos e convidados.

O reitor aproveitou o momento para fazer um breve relato das atividades desenvolvidas pelas diversas pró-reitorias nos oito meses da sua gestão, ressaltando o trabalho da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), principal responsável por levar a cabo os trabalhos da gestão estratégica. “Com essa iniciativa, a Proplan deixa de se ater à mera administração de orçamentos e se mostra uma unidade propositiva”, afirmou o reitor.

Kinpara afirmou, ainda, que a Ufac vive um momento histórico, levando em conta que é a partir do planejamento estratégico que se pode traçar metas e alcançá-las. Mas lembrou aos presentes na solenidade que a participação de todos os segmentos universitários é de suma importância para o bom andamento das ações, uma vez que “um planejamento desse nível não pode ser fruto do pensamento de um determinado grupo, muito menos ser dirigido para um grupo específico”.

Entre outros fins, o modelo de gestão estratégica que ora se inicia na Ufac pretende fazer com que a instituição possa sistematizar um processo decisório sobre os seus objetivos e projetos; padronize suas operações de trabalho, aumentando suas eficácia e eficiência; potencialize sua capacidade de planejamento; organize sua priorização de temas e alocação de recursos financeiros; e aumente a abrangência de seus resultados.