Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac aprova 2º doutorado institucional

Ufac aprova 2º doutorado institucional

por Ascom-01 publicado 10/04/2015 17h18, última modificação 10/04/2015 17h18
Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva mantém instituição com status de universidade, conforme Capes

A Universidade Federal do Acre (Ufac) deu um passo fundamental para manutenção de seu status de instituição de ensino superior. Após 40 anos de sua federalização, obteve o seu segundo doutorado institucional, que acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Conforme exigência da atual legislação, é necessário que universidades públicas tenham, no mínimo, dois cursos de doutorado próprios e quatro de mestrado para permanecer com a chancela de universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). E das academias mais antigas, a Ufac era a última que precisava de mais um doutorado institucional.

No final de 2013, a Capes aprovou o primeiro doutorado, em Produção Vegetal e, agora, o segundo, em Saúde Coletiva. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, afirmou que, quando assumiu a pró-reitoria, no final de 2012, a Ufac possuía seis cursos de pós-graduação “stricto sensu”, em nível de mestrado. Para ele, o grande desafio seria criar pelo menos dois programas de doutorado, o que foi consumado neste ano.

Além da aprovação dos dois doutorados, também foram aprovados, na gestão do pró-reitor Josimar Batista, os mestrados em Sanidade e Produção Animal, Educação e Ensino de Ciências e Matemática. Esses são programas institucionais da própria Ufac. Com outro formato, o pró-reitor destaca, também, a aprovação dos mestrados profissionais em Letras e em Matemática, bem como o doutorado em rede Bionorte.

A reitora em exercício, Guida Aquino, disse que a aprovação do doutorado em Saúde Coletiva é um dos principais acontecimentos para a Ufac e uma grande conquista de toda a equipe. “A notícia da aprovação do segundo doutorado próprio da Ufac é um momento sensacional”, disse Guida. “A comunidade acriana agora está livre do fantasma da Ufac perder o status de universidade.”

Guida também ressaltou que este passo que a Ufac acaba de dar é um resultado do trabalho permanente da gestão Inova Ufac, que está buscando fazer com que a universidade possa cumprir suas finalidades de formar e produzir conhecimentos da melhor forma possível, em consonância com os anseios da sociedade.

Postado em: 10/4/2015