Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac articula parceria com instituições da Amazônia

Ufac articula parceria com instituições da Amazônia

por Ascom02 publicado 21/10/2013 15h10, última modificação 21/10/2013 15h10

A Universidade Federal do Acre (Ufac), representada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josimar Batista Ferreira, conjuntamente com o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Pascoal Muniz, e o deputado federal Sibá Machado (PT-AC), articularam parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O encontro aconteceu na quinta-feira, 17, e teve o objetivo de estabelecer futuras parcerias para o fortalecimento da pós-graduação, pesquisas conjuntas e formação de pessoal em nível de mestrado e doutorado.

Com a Ufam, o grupo se reuniu com o Instituto da Ciência da Computação (Icomp) e estabeleceu uma parceria para a oferta de vagas de mestrado no programa de pós-graduação em Ciência da Computação. Ficou definido que em março de 2014 haverá um curso de nivelamento a ser ofertado em Rio Branco, para toda a comunidade acadêmica com interesse de formação na área, como parte de seleção para uma turma especial a ser iniciada já no segundo semestre de 2014.

Conforme o pró-reitor Josimar Batista, “essa parceria visa à qualificação de técnicos administrativos da Ufac, estudantes concludentes do curso de sistema de informação e demais formados da área, e será aberta à comunidade em geral”.

No Inpa, o objetivo também foi propor à direção da instituição uma parceria com a Ufac na formação de mestres e doutores nas diversas áreas de atuação. Na Suframa, a intenção foi estabelecer parceria para financiamento de pesquisas e infraestrutura em áreas estratégicas para a Ufac e fortalecer os laboratórios da Rede-Bionorte no Acre.

Para o deputado Sibá Machado, as reuniões foram bastante proveitosas. “Parcerias como essas são muito importantes e têm nosso apoio incondicional, principalmente com as propostas de mudanças na legislação brasileira, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2177, Lei da Biodiversidade, que trata da compra de equipamento, e a PEC 290 etc. Todas serão votadas ainda neste mês. É um novo marco regulatório para as pesquisas no país”, destacou.

Postado em: 21/10/2013