Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac assina acordo de cooperação para atendimento psicológico a brasileiros no Japão

por Ascom02 publicado 07/10/2014 08h35, última modificação 07/10/2014 13h44
Consultas serão realizadas por estudantes da instituição através de videoconferências

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão (Sabja) realizaram, na tarde de ontem, 6, a assinatura de um acordo de cooperação para o atendimento psicológico de cidadãos brasileiros residentes naquele país. Além da assistência aos emigrantes, o pacto possibilitará a experiência de estágio a estudantes do curso de Psicologia da Ufac.

O acordo, que terá duração de três anos, prevê a realização dos atendimentos através de videoconferências. Além de disponibilizar a estrutura física para o desenvolvimento das atividades, a Universidade organizará a seleção dos universitários que participarão do estágio. Ao fim, os estudantes receberão certificados emitidos pela Sabja.

Entre as motivações para a assinatura do convênio, está o histórico dos crescentes níveis de distúrbios psicológicos entre brasileiros causados principalmente pela mudança de cultura, incluindo o excesso de trabalho e a distância da família.  De acordo com os números levantados, existem no Japão, atualmente, 280 mil migrantes do Brasil e apenas três psicólogos de mesma origem. A Sabja é uma entidade que presta serviços relacionados à saúde, educação e assistência social aos brasileiros residentes no Japão.

A reunião para assinatura do acordo contou com a presença do reitor Minoru Kinpara; da vice-reitora e assessora de Cooperação Institucional, Guida Aquino; do pró- reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa; do diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Jacó Picolli, e das professoras do curso de Psicologia, Inez Jalul e Luciane Yano.

Postado em: 7/10/2014