Ufac celebra convênio com Ministério Público para estágio obrigatório
A Universidade Federal do Acre (Ufac) firmou, na tarde desta sexta-feira, 20, um convênio com a Procuradoria-Geral de Justiça para concessão de estágio curricular obrigatório aos estudantes universitários. A assinatura do documento foi realizada em reunião no gabinete do procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto. Outras duas instituições de ensino superior do Estado fecharam o mesmo acordo.
Após 50 anos de história do curso de Direito, o mais antigo da universidade, uma parceria do tipo é fechada com a Procuradoria Geral de Justiça. A intenção é implementar o Programa de Estágio Curricular Obrigatório aos estudantes regularmente matriculados na instituição.
“Uma parceria como essa nos enche de felicidade. É um reforço para o trabalho com nossos estudantes em Rio Branco e, sem dúvida, um estímulo a mais no sentido de mantermos uma entrada regular no curso de Direito em Cruzeiro do Sul, o que é um clamor local”, destacou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, que participou da reunião acompanhado da vice-reitora Guida Aquino.
Além dos cursistas de Direito, estudantes de outros cursos, como Sistemas de Informação, Engenharias, Letras e Comunicação serão beneficiados pelo acordo. O estágio obedecerá às normas estabelecidas pela Ufac, conforme proposta pedagógica de cada curso.
“A assinatura desse convênio traz, na verdade, um somatório de ganhos. Mas o grande vencedor é, certamente, a sociedade, que ganha um profissional altamente capacitado e com mais experiência na prestação de serviços”, disse o procurador-geral Oswaldo Neto.
O estágio obrigatório é requisito para aprovação e obtenção do diploma. Pode estagiar o aluno que possui, no mínimo, 16 anos completos e está regularmente matriculado em cursos com previsão do estágio no projeto pedagógico. Para realização do estágio, exige-se que o aluno esteja matriculado a partir do 7º período do curso de graduação. O convênio tem validade de dois anos.
Estavam presentes, ainda, na ocasião, Vinicius Menandro, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional; Gilcely Evangelista, corregedora-geral em exercício; Carlos Maia, procurador geral adjunto; Rodrigo Curti, promotor de justiça; Celso Jerônimo, secretário-geral; Vanessa Igami, diretora acadêmica da Uninorte; e Carlos José Campo Corrêa, vice-diretor geral da FAAO.
Postado em: 20/3/2015