Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac celebra formatura de 7 engenheiros eletricistas

Ufac celebra formatura de 7 engenheiros eletricistas

por Ascom02 publicado 16/11/2015 17h06, última modificação 16/11/2015 17h06

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou na última sexta-feira, 13, no anfiteatro Garibaldi Brasil, a solenidade de colação de grau dos primeiros sete engenheiros eletricistas do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica. A colação de grau contou com abertura do Trio de Cordas da Ufac, composto por servidores da instituição: Pedro Cruz, Alan Uchoa e Letícia Porto, e reuniu familiares, professores e amigos dos formandos para um momento histórico para a universidade.

Além do reitor, estiveram presentes na formatura o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, professor Manoel Domingos Filho; o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre; o deputado federal Sibá Machado (PT-AC); o diretor de transmissão e ex-presidente da Eletrobrás e patrono da turma, José Antônio Muniz Lopes; o coordenador do curso de Engenharia Elétrica e paraninfo da turma, professor José Elieser de Oliveira Júnior; o professor Aroldo Cardoso Campos, que recebeu homenagem da turma. José Elieser de Oliveira Júnior também foi homenageado na solenidade.

“Um momento histórico”, ressaltou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara. “Podemos ver isso no brilho do olhar dos formandos e também no olhar dos pais, que tiveram a oportunidade de formar seus filhos em Engenharia Elétrica aqui na Ufac. Sem precisar deixar o Estado. Esse é o papel da Ufac. Oportunizar um curso dessa importância aqui no Acre. A Ufac quer chegar a quem precisa, não importando em que local do Estado seja.”

O reitor afirmou que todos os formandos estão “praticamente empregados”. E que existe uma articulação entre a Ufac e a Eletrobrás por meio do Centro de Excelência de Energia da empresa, para um curso de mestrado e outro de doutorado. “A instituição está se mobilizando para garantir o prosseguimento da carreira acadêmica ou, para aqueles que vão atuar, se especializar. Era uma área carente de profissionais e a Ufac está feliz por poder contribuir com a melhoria do nosso Estado”, finalizou.

O professor homenageado, Aroldo Cardoso Campos, lembra que a região é muito carente desses profissionais e era necessário tomar uma providência. Campos ressalta a importância de a Ufac criar o curso e levar adiante a proposta. “O que a Ufac fez é extremamente importante”, destacou. “Os pioneiros que hoje se formam tiveram um grande trabalho, mas começam hoje uma etapa e fazem com que o Acre seja capaz de produzir mão de obra qualificada para resolver seus problemas não só locais, como regionais.”

Uendel Diego da Silva Alves, natural de Xapuri, o que fez questão de ressaltar, até mesmo pela dificuldade que é vir do interior e se formar em uma universidade federal na capital do Estado, sempre estudou em escola pública. Foi o orador da turma e para ele essa é uma grande vitória. “Eu sabia que era um curso difícil, mas eu não desisti. A saudade da família, o trabalho e o cansaço foram batalhas vencidas”, comemorou. “A expectativa é ser inserido o quanto antes no mercado de trabalho. Mas se surgir uma oportunidade de mestrado eu quero fazer para me qualificar e voltar melhor ainda para o mercado. Quero exercer a profissão que escolhi.”

Como uma homenagem “in memorian” a turma recebeu o nome de Javier Augusto Cordova Inca. Segundo o coordenador do curso, José Elieser de Oliveira Júnior, se estivesse vivo, Inca com certeza estaria ali recebendo o diploma de engenheiro eletricista. “Era um dos melhores alunos da turma”, pontuou.

Postado em: 16/11/2015