Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac consolida processo de interiorização formando mais de 4.300 pessoas no interior do Estado

por Ascom02 publicado 14/11/2013 16h45, última modificação 14/11/2013 16h49

A Universidade Federal do Acre (Ufac) capacita profissionais de nível superior em todos os municípios do Acre. Apenas nos “campi” de Rio Branco e Cruzeiro do Sul são ofertadas 2.190 vagas para os 45 cursos da instituição. Além disso, para garantir a consolidação do programa de interiorização, a universidade mantém parcerias importantes com o governo do Estado, com a bancada federal e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ofertando mais 4.300 vagas para os cursos de Biologia, Pedagogia, Matemática, História, Geografia, Direito, Comunicação Social/Jornalismo e Formação Docente para Indígenas nos 22 municípios acrianos.

O reitor Minoru Kinpara lançou, em 2013, em parceria com o governo do Estado, o Programa Especial de Formação de Professores na área de Matemática, fruto de um convênio celebrado com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre (SEEE-AC), com a interveniência da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundape). Por meio da parceria, estão sendo oferecidas 400 vagas no curso de licenciatura em Matemática para docentes, profissionais não docentes e a comunidade em geral, nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Tarauacá.

Núcleo de Xapuri e obras do campus de Brasileia

A Ufac iniciou neste ano a reforma do núcleo de Xapuri e a construção do campus de Brasileia. A finalidade é garantir a presença da universidade nas diversas cidades do Estado. O núcleo de Xapuri, por exemplo, passou por uma profunda reforma estrutural, com pintura, substituição de móveis, janelas e instalação de condicionadores de ar. Já em Brasileia, a Ufac promove a construção do campus Fronteira do Alto Acre. Na cidade serão construídas salas de aula e salas para serviço administrativo, em aproximadamente 1.500 metros quadrados. A obra está orçada em mais de R$ 1,7 milhão, verba proveniente de emendas parlamentares do deputado federal Sibá Machado (PT-AC).

Minoru Kinpara destaca que a interiorização da Ufac só é possível mediante parcerias com o Estado e os municípios. “A universidade participa da formação de mais de 90% dos professores do Acre”, ressaltou o reitor, acrescentando: “A construção de um campus no interior é de extrema importância, não só pela geração de ciência e tecnologia, mas também pela movimentação econômica e social que produz no município”.

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

A Ufac concluiu diversas parcerias com o governo do Estado, pelas quais foram oferecidos diversos cursos de nível superior em todos os municípios do Acre, inclusive nos isolados, colocando o Estado na posição de único a oferecer curso superior em todas as cidades. Agora, novas parcerias foram fechadas no âmbito do Plano Nacional de Formação de Docentes (Parfor) para oferecer cursos voltados principalmente para os professores das redes públicas municipais e estadual.

A finalidade do Parfor é fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país. Atualmente, o Parfor atende 19 cidades acrianas, com turmas nas áreas de Pedagogia, Biologia, Letras e Geografia, totalizando 1.041 pessoas com formação superior.

Postado em: 14/11/2013